Açúcar diminui a acidez do molho de tomate


MENTIRA!
     O tomate é um fruto que possui cerca de 93% de água em sua composição. Nos 7% restantes é possível encontrar compostos inorgânicos, carboidratos, ácidos orgânicos, entre outros. Esses ácidos fazem com que o pH (medida de "acidez"ou "alcalinidade") do tomate diminua, deixando-o com características ácidas.
     O açúcar, ao contrário do que muitos pensam, não reage com a água ou demais constituintes do molho de forma significativa, portanto, não tem a capacidade de interferir no pH do meio. Porém, muitos devem, agora, perguntar: Mas por que então o gosto muda, ficando mais suave, quando coloco açúcar no molho?
     A resposta é simples: O sal acentua a percepção de acidez dos alimentos, enquanto o açúcar tem o efeito oposto. Portanto, não ocorre nenhuma reação química no molho, deixando-o menos ácido e sim, uma ação diferente do molho em nossas papilas gustativas (e, consequentemente, no cérebro), mudando a percepção do sabor.
     Caso deseje realmente aumentar o pH do molho (diminuir a acidez), pode-se acrescentar uma pequena quantidade (para não prejudicar o sabor do alimento) de bicarbonato de sódio, que reagirá com a água, eliminando dióxido de carbono (efervescência) e alterando o pH.

Autor: Wésley de Sousa Câmara