Tomar banho após a refeição faz mal à saúde


MENTIRA!
     Esse é um “mito” muito comum, principalmente entre as pessoas de idade avançada. A famosa “congestão”, que é uma indigestão súbita (dispepsia), não acontece quando entramos na piscina, na sauna, na banheira ou quando tomamos uma ducha. Esse fenômeno pode ocorrer quando se faz uma atividade física intensa após a alimentação ou quando há um abuso na quantidade de comida, principalmente de gorduras.
     Os sintomas são: peso e/ou queimação no estômago, náusea e vômitos. Pode ainda ocorrer fraqueza, sudorese e palidez. Porém, desaparecem espontaneamente em algumas horas, após o alimento ser digerido. Não causa maiores problemas e, muito menos, a morte (salvo em casos de doentes crônicos, com graves doenças cardiovasculares ou respiratórias).
     Portanto, ler um livro ou tomar um banho após o almoço não trará nenhum problema. Pelo contrário, pode ser até relaxante. O que não deve ser feito jamais é um esforço físico intenso na primeira hora após a refeição. De preferência sente, relaxe e descanse!

Autor: Wésley de Sousa Câmara

1 comentários:

Os comentários serão lidos e, se aprovados, serão postados.

Não serão aceitos:
- Palavrões, xingamentos ou ofensas a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Citações de nomes de profissionais da saúde.
- Comentários com único intuito de propaganda.
- Não faço diagnóstico e nem indico tratamento por aqui. Não insista, por favor!
- Não peça interpretação de exames complementares, pois isso só é possível ser realizado pelo médico que acompanhou sua história e exame físico.

Obs: Os comentários dos leitores não necessariamente condizem com a opinião deste blog.