Por que sapatos apertados incham os pés?


     Todos percebemos que os pés e, às vezes, as pernas incham quando usamos um calçado apertado ou quando ficamos muito tempo "em pé". Esse inchaço é chamado "edema" e aparece devido ao acúmulo de líquido nessas regiões.
     Mas qual o motivo desse acúmulo? Na verdade são muitos: desnutrição, inflamação (após pancada ou infecção), mal funcionamento dos rins (que passam a reter mais sal do que o normal), insuficiência cardíaca, entre outros. Porém, no caso específico da pergunta, quando uma pressão muito grande é exercida em uma parte do corpo, ocorre uma associação de fatores que levam ao edema localizado: dificuldade de retorno do sangue para o coração, através das veias; má drenagem linfática; inflamação; isquemia (nutrientes não chegam como deveriam, devido à má circulação)... É a associação de todos esses motivos que leva ao inchaço.
     Portanto, deve-se movimentar sempre as pernas e os pés, elevá-los sempre que possível e usar sapatos "folgados", a fim de evitar não só o edema, mas também as indesejadas "varizes", que são assunto para outra postagem.

Autor: Wésley de Sousa Câmara