Pano branco / Micose de praia

                                         http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/pitiversi.shtml

     Uma doença muito comum no mundo é a Pitiríase versicolor, mais conhecida como "pano branco" ou ainda como "micose de praia". Trata-se de uma micose causada por fungos, principalmente do gênero Malassezia, que existem até mesmo na pele normal e causam problemas apenas em ocasiões específicas (como em momentos de baixa imunidade, após um tratamento com antibióticos, na ausência de higiene ou devido à má nutrição). Perceberam que não citei a praia? Pois é, o termo "micose de praia" é totalmente equivocado, pois uma coisa nada tem a ver com a outra.
     Há duas características básicas dessa doença: A primeira é o aparecimento de manchas esbranquiçadas (com menos frequência as manchas podem ser escuras/avermelhadas), de tamanho variável. São indolores e raramente causam prurido (coceira). Afetam quase sempre a parte superior do corpo (acima do umbigo), principalmente os locais onde a pele é mais oleosa, pois esse fungo produz uma proteína que degrada essa proteção de gordura do nosso corpo. A segunda é a descamação que surge quando se faz um estiramento da pele afetada (é uma ótima forma de diferenciar essa doença de tantas outras).
     O motivo da criação da expressão "pano branco" é evidente: devido às manchas geralmente esbranquiçadas. Mas se o problema não está associado à praia, por que dizem "micose de praia"? O que acontece é o seguinte: quando a pessoa com essa micose toma sol, as manchas tornam-se evidentes, pois esse microorganismo tem a capacidade de impedir a produção de melanina (que é o pigmento que dá cor à nossa pele). Há também o fato de as escamas da lesão (às vezes não perceptíveis), com a ação da luz solar, ficarem esbranquiçadas, além de dificultarem a passagem da luz e, consequentemente, a formação da melanina. Dessa forma, onde há incidência de sol e não tem o fungo, aumenta a produção desse pigmento, tornando a pele mais escura. Nos pontos onde há Malassezia, a produção de melanina não acontece, evidenciando as manchas brancas. Ou seja, o sol não causa o problema, apenas mostra algo que já está na pele!
     Geralmente as pessoas procuram um dermatologista apenas por motivos estéticos, pois como vimos, não dói e quase sempre não coça. Porém, em pessoas imunodeficientes, esse quadro pode se agravar e causar um problema disseminado no organismo (o que é raro). Vale destacar que o diagnóstico e o tratamento é de responsabilidade do médico, que deve descartar a possibilidade de outras doenças com aparência semelhante, como a pitiríase alba, e só então montar um projeto terapêutico que melhor se adapte ao paciente.
     O tratamento é simples e os medicamento utilizados são antifúngicos apropriados (Cetoconazol, Itraconazol ou Sulfeto de Selênio), geralmente de uso tópico (em casos mais graves ou em áreas muito extensas pode ser prescrito algum por via oral). O mais comum é o banho diário com shampoo de sulfeto de selênio, de 2,5 a 5%. O Cetoconazol (2%) creme também é muito prescrito. Normalmente 15 dias de tratamento é suficiente, mas muitas vezes um tempo muito maior é necessário. Seja qual for o medicamento, o ideal é que antes da aplicação seja usado um agente esfoliante (como uma escova, uma bucha mais áspera ou até mesmo um creme esfoliante não agressivo), que retira a descamação e melhora a absorção do medicamento. Algumas pessoas tem muitas recidivas (a doença vai e volta), sendo indicada quase sempre a estas o uso de shampoo antifúngico (em concentração adequada, comprado ou manipulado em farmácias) uma vez na semana. Algumas plantas medicinais (como Aloe vera/babosa,  Eucalyptus globulus/eucalipto, Vismia guianensis/pau-de-lacre) e produtos à base desses vegetais também parecem ter um efeito satisfatório na prevenção (e às vezes no tratamento, geralmente de forma complementar) desta doença.
     Os medicamentos por via oral somente devem ser usados após avaliação médica do risco-benefício. Essa forma de tratamento não deve durar mais do que poucos dias (Cetoconazol - 10 dias; Itraconazol - 7 dias; Fluconazol - 1 vez na semana, por 3 semanas). O uso desnecessário ou inadequado desses medicamentos pode causar grandes danos ao fígado.
Atenção: O blog Saúde a Fundo tem apenas caráter informativo em relação às doenças. Jamais utilize essas informações como forma de substituir uma avaliação médica, pois apenas o médico poderá realizar um correto diagnóstico e um tratamento específico para cada caso. Não se automedique. É muito perigoso para a sua saúde!
    

Autor: Wésley de Sousa Câmara

Referência:

CARVALHAES, Jeferson. Micologia Médica. Rio de Janeiro, 1999.

229 comentários:

  1. tomar sol nas regiões afetadas ajuada no tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim so na reigiao afetada

      Excluir
    2. Tomar sol não ajuda em nada, pelo contrário, piora a situação. Como disse no texto, o sol deixa as manchas ainda mais evidentes, pois onde não houver fungo vai escurecer e onde houver, vai continuar com a mesma cor (geralmente clara). Lembre-se que por mais sol que a mancha "tome", ela não vai "se bronzear", como a pele normal. O tratamento é o uso de um antimicótico receitado por um médico/dermatologista.

      Excluir
    3. Não, só evidência o surgimento da micose, já que na região afetada não há produção de melanina.

      Excluir
    4. OI , EU KERIA SABER SE PANO BRANCO TEM CURA ? PANO BRANCO POD PEGAR COM CONTATO COM OUTRAS PESSOAS ? E SE ELE POD AUMENTAR CADA VEZ MAIS ? REPOND... EU Ñ SEI O KE FAZER .

      Excluir
    5. Ao Anônimo de 14 de fevereiro = Sim, tem cura; uma pessoa não transmite à outra; pode aumentar ou pode estabilizar com uma pequena mancha (não há regras). Procure um dermatologista, que deverá resolver o problema com facilidade. Melhoras.

      Excluir
    6. EU TENHO PANO BRANCO NAS COSTA NO PEITO E NO PESCOSSO JA TOMEI O REMEDIO CETACONAZOL MAIS NAO RESOUVEU EM NADA.QUERIA SABER SE UMA CAIXA DO REMEDIO QUE SITEI RESOUVE??????

      Excluir
    7. Procure um dermatologista para que faça o correto diagnóstico e prescreva um tratamento seguro e eficaz. Não tome esse medicamento por conta própria. Pode ser perigoso.

      Excluir
  2. tenho muito pano branco,e comecei a toma zolmicol,mais nao esta dando resultado.o que devo procura?outro compremido?a,comprei sem receita medica,mais nao tem nada a ver ne?tenho mancha branca com preta esse e o pano branco ou panonao?nao sei mais o que fazer,pode toma de dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo...
      Pano branco costuma ser uma micose fácil de tratar, com medicamentos anti-fúngicos adequados. O ideal é que você se consulte com um dermatologista e faça o tratamento correto, ainda mais que essas manchas que você diz ter (branco com preto) não deve ser pano branco. Procure um médico para evitar graves problemas no futuro, ok?
      Melhoras.

      Excluir
    2. Dermatologista nao resolve nada ja fui e nao adiantou so levou minha grana embora comprei todos os remedios e tomei todos corretamente e nada , nao gastaem seu dinheiro com dermatologista...não funciona

      Excluir
    3. Que pena que não encontrou um bom dermatologista, Anônimo... Há médicos e médicos, há tratamentos e tratamentos, há adesão e adesão... Não pode generalizar. Não é porque sua experiência com este médico não foi boa, que vai querer aplicar uma "exceção" como regra. Abraço.

      Excluir
  3. olá eu adquiri muito pano branco na região dos ombros durante a gestação agora estou amamentando posso usar cetoconazol assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hosana. Desde que outros fatores importantes tenham sido considerados peo dermatologista, Cetoconazol CREME é um medicamento seguro na gestação e na lactação, pois praticamente não é absorvido, não caindo na corrente sanguínea e não interferindo na composição do leite materno.

      Excluir
  4. Ola eu estou ćom bastante pano preto na regiao acima do umbido em baixo dos seios e m cima tambem . Ja tomei cetoconazol e usei uma pomada do mesmo . O que faço . Preciso de um remidio mais forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitora anônima. Talvez você esteja se referindo à mesma doença (Pitiríase versicolor) quando diz "pano preto", devido ao aspecto escurecido das manchas. Porém o fato de ter usado o medicamento e não ter resolvido o problema (caso tenha sido usado corretamente) indica a possibilidade de o seu problema não ser essa doença (ou a necessidade de mudar o esquema de tratamento). Assim, recomendo que vá a um dermatologista para que ele faça o diagnóstico diferencial (muitas vezes uma doença é parecida com outra nos sinais e sintomas, mas não tem a mesma causa) e faça o tratamento correto. Seria irresponsabilidade da minha parte se eu tentasse adivinhar o que você tem e indicar alguma coisa.
      Abraços e procure um médico. Melhoras!

      Excluir
    2. Tinha essas manchas embaixo dos seios.... a dermatologista disse q édevido ao suor...

      Excluir
  5. e quando essa descoloração é em volta do anus, é pano branco ou outra doença (parece vitiligo) e como saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é impossível ter a doença próximo ao ânus, mas não é muito comum. Há várias doenças que provocam essa "descoloração". Uma forma de ter uma pista se é pitiríase versicolor é fazer um estiramento (esticar mesmo) da pele afetada. Se nela surgirem trincas (descamação), provavelmente é "pano branco". Se não, deve ser lesão de outra causa. Porém se já utilizou algum creme/pomada/loção no local pode não haver descamação, independente da causa. Procure um dermatologista, pois ele poderá fazer um exame micológico e diagnosticar corretamente. É mais simples, mais seguro e ele saberá o que fazer para ajudá-lo (a).
      Abraço

      Excluir
  6. É necessário tomar sol após o tratamento,para pele ficar na mesma cor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário ficar exposto em excesso ao sol. A exposição normal do dia a dia, com protetor solar, já é suficiente para estimular a pigmentação da pele (desde que tratamento tenha sido completado com sucesso).

      Excluir
    2. em quanto tempo de tratamento podemos ver a evolução e as manchas sumindo?

      Excluir
    3. Após a "cura", o tempo para a pele voltar à coloração normal depende da região afetada, da exposição ao sol e das características do próprio indivíduo. À medida em que a pele vai se "bronzeando" (pode ser naturalmente; não há obrigatoriedade de ficar no sol) e a pele vai se renovando, as manchas desaparecem. Pode ser questão DE DIAS, DE SEMANAS, depende de uma série de fatores, inclusive individuais. Portanto, não tenho como precisar o tempo exato.

      Excluir
  7. Olá, eu fui ao dermatologista recentemente e ele me passou a receita do cetoconazol em comprimido, e o tal shampoo, as minhas manchas(pano branco)antes da minha ida ao dermatologista estavam avermelhadas, logo após a consulta e o início do tratamento elas passaram a se destacarem mais no meu corpo ficando bem esbranquissadas, e comessei a notar uma não grande, mais uma queda de cabelos após algumas semanas de uso do tal SHAMPOO, então tomei a providencia de lavar o cabelo com shampoos normais (hidratantes) e a queda parou, gostaria de saber se é normal todos estes sintomas? e se eu devo usar o shampoo (indicado pelo médico) junto com qualquer outro shampoo ( de hidratação), ou apenas aquele shampoo indicado pelo médico? MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      O que você pode fazer é retornar neste mesmo dermatologista, explicar o ocorrido e avaliar se você deve ou não fazer o uso "periódico" deste shampoo.
      Normalmente (doença leve), o uso apenas do shampoo por alguns dias já é suficiente (usar pelo período recomendado, mesmo que bem antes os sinais já tenham desaparecido). No seu caso, a doença deveria estar mais acentuada, por isso precisou também dos comprimidos.
      Quando a pessoa tem muita recorrência, é indicado o uso deste shampoo periodicamente, conforme a RECOMENDAÇÃO DO SEU MÉDICO. Lembrando que o cetoconazol (comprimido e shampoo) pode causar alopécia (queda de cabelos), mas não é comum e cessa após a suspensão do uso. E um alerta aos leitores: Não se automediquem, pois é perigoso. O cetoconazol não é recomendado para todos. Somente o dermatologista deve avaliar se convém ou não o seu uso. Tomar este medicamento sem acompanhamento pode trazer grandes problemas ao organismo, principalmente ao fígado.
      Resumindo, use apenas da forma como foi prescrito (nem mais, nem menos).
      Abraço

      Excluir
  8. Olá, certo dia fui jogar futebol e fiquei o dia inteiro jogando debaixo do sol sem protetor solar. Porém, no dia seguinte começou a nascer umas manchas brancas nos meus braços onde eu tinha tomado sol.
    Elas não coçam, e estou tomando cetoconazol comprimidos e passando vodol fazem 4 dias, mas não observo melhora. Tenho que continuar o tratamento? Normalmente pano branco dizem que coça, mas no meu caso não.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse no texto, as manchas geralmente não coçam realmente (mas nada impede que isso aconteça algumas vezes).
      Quanto ao tratamento, Vodol (Nitrato de miconazol) funciona na maioria das vezes, mas não é a primeira escolha. Antes da aplicação de cremes/pomadas nesse tipo de doença fúngica, é bom fazer uma leve esfoliação da pele (melhora ação do medicamento), com esponja, escova ou cremes apropriados. O cetoconazol via oral (que normalmente não é prescrito nesta doença) SÓ DEVE SER USADO COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO (pode causar intoxicação e lesão hepática se não usado corretamente, além de ser contraindicado em algumas ocasiões). Este blog tem função apenas informativa, portanto procure um dermatologista e faça um tratamento seguro.
      Melhoras.

      Excluir
  9. Oii, Tudo bem Wésley, tenho 20 anos de idade, e desde os 13 jah tinha pano branco, soh que a doença ia e voltava... hj ainda tenho e to fazendo tratamento com comprimidos de ceteconazol, soh que jah tomei 30 comprimidos e ainda não vi resultados, o que devo fazer?, e existe algum sabone especifico pra esse tratamento..??, agradeço pela ajuda... ah muito tempo venho tentando ficar bom mais ela vai e volta... GRATO! Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, o que tem a fazer é um tratamento com um dermatologista. Só ele poderá indicar-lhe a melhor conduta para eliminar a doença e diminuir as recidivas. Normalmente são usados shampoos apropriados no tratamento, porém existem sabonetes (que provocam uma esfoliação química) ou suaves cremes (esfoliação física), que melhoram a absorção do medicamento.
      Fale com seu dermatologista e ele vai analisar a evolução do seu caso e encontrar um tratamento eficiente.

      Excluir
  10. oi, tenho 20 anos tenho pano branco desde os 13, mas a doença ia e voltava, to fazendo tratamento com comprimidos de cetoconazol, jah tomei 30 comprimidos e não obtive resultados... o que posso fazer?? existe sabonete especifico pra esse tratamento? o contato de pele com outra pessoa pode trasmitir a doença??
    Obrigaduh...
    Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa doença não é contagiosa por contato direto pessoa-pessoa. Praticamente todos nós temos o fungo na pele, porém só algumas vezes ele causa lesão (doença).
      Abraço. Melhoras

      Excluir
  11. Blz, Vlw... Olha no momento essa eh a pergunta mais importante pra mim...
    como te falei jah tomei 30 comprimidos de cetoconazol, e tah melhorando bem lentamente..., o dermatologista passou 45 comprimidos pra mim... mas gostaria de saber se, eu tomar esses 45 comprimidos e não sarar completamente as manchas, eu posso continuar tomando ateh sarar todas completamente??/
    vlw Abraços...
    Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz... tranquilo Wésley... Brigadão pela ajuda e pelas informações... Grande Abraço...
      Fica com Deus..

      Excluir
    2. Rafael, como disse anteriormente, apenas o seu dermatologista pode lhe dizer quando suspender ou alterar o tratamento. Se deve continuar ou não, vai depender de muitos fatores, inclusive o que ele "combinou" com você em sua última consulta. Caso tenha dúvidas sobre o que fazer, entre em contato com ele e obtenha essa informação. A ptiríase versicolor é uma doença relativamente simples, que dificilmente necessita de mais de 20 dias de tratamento com cetoconazol oral (um aviso a todos: NÃO USE CETOCONAZOL ORAL sem prescrição médica. Pode lhe trazer sérios problemas no futuro se tomá-lo indevidamente). Porém, não posso, de forma alguma lhe dizer qual a melhor conduta. O objetivo aqui é apenas informar.
      Procure-o o quanto antes.
      Abraço

      Excluir
  12. ola tenho muitas manchas no corpo fui numa dermatologista ela disse q era por causa do sol. ja tomei uma cartela de cetocol.eu queria saber com quantos meses ou semanas começa asurgi os efeitos.pois eu n sei mais oq faser. e praticamente soou sozinho e tenho q me vira trabalhando do que aparesse. mais se vc poder me ajudar me dizendo qual medicamento. se esse eo certo ela e essa mancha aqui mais tem muita mesmo . ela esta nessa pagina ea segunda foto .e do mesmo jeito
    http://www.mulherbeleza.com.br/saude/pano-branco-o-que-e/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi a médica quem lhe prescreveu o medicamento, é porque ela viu que era ptiríase versicolor e que você não é contra-indicado no seu caso. Normalmente, com 10 dias de tratamento já dá pra observar pelo menos uma boa melhora. Se não melhorou, volte nela e relate o que aconteceu. Talvez ela mude o seu esquema de tratamento.
      Caso você tenha começado a tomar por conta própria, não faça isso (é muito perigoso e dificilmente resolverá o problema)! Procure novamente um dermatologista.
      Como disse, o sol apenas deixa mais evidente a mancha, mas não é a causa. O sol pode causar outros tipos de manchas na pele e talvez este seja o seu caso (porém não acredito, visto que a dermatologista lhe prescreveu um antifúngico). Não posso dizer a você o que tomar. O único conselho é: SEMPRE use filtro solar (evita muitas manchas). Não saia de casa sem aplicá-lo na pele. Marque uma consulta com um dermatologista, que é a pessoa indicada para indicar um tratamento.
      Melhoras.

      Excluir
  13. Então quer dizer que com a eliminação do fungo a melanina volta a ser produzida normalmente e as áreas afetadas se uniformizam com a pele normal?? Nossa, essa doença é muito chata :/ tenho muuuito pano branco nas costas e já está descendo pro bumbum e vindo para os ombros. Um saco! Eu já fui no dermatologista uma vez e ele disse tuuudo que vc citou acima e fiz o tratamento direitinho (eu acho :x) e ele tambem passou o shampoo, pois ele disse que esse fungo tambem fica nos cabelos e desce para as costas, principalmente quando lavamos o cabelo e nao o enxugamos direito, mas as manchas estão aqui até hoje =( Acho que terei que reiniciar o tratamento..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente sim. Com o tempo, depois da "cura", as manchas tendem a desaparecer. Só não deixe de usar filtro solar SEMPRE!
      Procure um dermatologista, relate como foi o tratamento anterior e siga rigorosamente o que ele lhe indicar. Geralmente é uma doença simples de se tratar.
      Melhoras.

      Excluir
  14. Opa wesley , tenho pano branco(pitise verscicolor) nas costa no peito ombros e ta descendo pro antebraço meu medico disse pra passar apenas cetoconazol shampoo na cabeça e espalha pelo corpo por uns 10 min no banho eu posso usar alguma pomada ja que estou usando bucha pra esfoliar a pele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já está fazendo o tratamento indicado pelo médico. Então está ok. Não altere. Normalmente esta conduta que ele escolheu (apenas shampoo) já é suficiente, ainda mais que você já está esfoliando a pele.
      Tome banho com bucha não muito macia (aquelas vegetais são boas). Esfregue o corpo logo no início do banho (para remover as impurezas e células mortas) e em seguida passe o shampoo, deixando esse tempo. Produtos de uso tópico (creme) geralmente são indicados quando a lesão está em uma pequena área da pele (o que não parece ser o seu caso).

      Excluir
  15. Estou com manchas nas minhas costas e ja esta a algum tempo, no começo nao aparecia muito, mas agora ja esta bem visivel e ja tomou de conta da minha costa toda, eu comecei a passar vodol pra ver se melhora, mas nao sei se é ou não pano branco. Queria que voce me falasse se isso pode ser pano branco e se vodol adiantaria nesse caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao tratamento, Vodol (Nitrato de miconazol) funciona na maioria das vezes (não em todas), mas não é a primeira escolha de tratamento. Procure um dermatologista para que identifique exatamente qual é problema da sua pele e qual a melhor opção de tratamento, ok?

      Excluir
  16. eu tenho manchas nas pernas, e no no rosto, a primeira dermatologista , disse q era vitiligo, fui em outra pois tudo começou com muita coceira , passou muito tempo ate eu conceguir medica pelo sus, entao as manchas foi almentando e ja nao coçava tanto , devido o uso de pomadas,procurei outra medica, fiz exame micológico deu positivo , to tomando cetoconazol uma vez por semana,eu gostaria de saber se essas manchas volta a cor normal da pele ou e preciso passar algum remédio p, voltar a pigue mentar??as manchas na perna sao grande,ah foi manipulado o remédio, sera q o efeito e igual o da farmácia?? agradeço a sua atençao ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após o tratamento normalmente as manchas desaparecem naturalmente (com o tempo).
      Quanto aos medicamentos manipulados, desde que seja uma farmácia séria, são confiáveis. O problema é que no Brasil não se tem muita fiscalização e garantia dessa qualidade. Caso o tratamento não surta efeito, uma das hipóteses que deve ser considerada é a possível baixa qualidade desses produtos.
      Ah, cetoconazol é tomado geralmente 1 vez ao dia (diariamente), por pelo menos 10 dias. Você está fazendo tratamento para a doença tomando 1 comprimido semanal? Tem certeza? Ou já realizou o tratamento e agora é uma profilaxia indicada pela médica?

      Excluir
  17. Boa Tarde...
    Desconfiava que estava com pano branco, tenho manchas arredondadas e brancas nas costas, consultei com um dermatologista e foi constatado que era realmente pano branco, e me passou um remedio via oral, shampoos e pomada... Após o tratamento, a minha pele permanece ressecada no local, mas sem descamação, só que as manchas ainda não sumiram...
    Pode ser que eu ainda esteja com Pano Branco, ou seria necessário que eu tomasse sol para elas sumirem? pois por ser nas costas não costuma tomar sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante que você retorne no seu dermatologista para que ele avalie as lesões. Caso não tenha eliminado o fungo, talvez ele reveja o esquema terapêutico seu, mas apenas ele pode lhe afirmar se houve ou não a eliminação do fungo.
      Se você tomar sol e ainda estiver com a doença, as manchas podem ficar ainda mais evidentes.

      Excluir
  18. Tenho essas manchas a 2 anos sempre começo o tratamento e nao termino agora mesmo comece de novo como ja li nos seus comentarios anteriores demora mais ou menos 4 semanas.., enfim gostria de saber se eu tiver relaçao com outra pessoa se essa pessoa pega? pois tenho tempo que nao namoro ninguem por vergonha e por medo de contamina-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer se curar, certo? Então tem que fazer o tratamento da forma correta. Não esquecer de usar o medicamento indicado e fazer pelo tempo necessário. Quanto à transmissão, não se preocupe. Essa doença não é contagiosa por contato direto pessoa-pessoa. Praticamente todos nós temos o fungo na pele, porém só algumas vezes ele causa lesão (doença).
      Melhoras.

      Excluir
  19. Oi tudo bem. Li o texto mais não me identifiquei muito pois acho que não seja pano branco. Já tive esse problema o médico me passou um shampoo e funcionou. Porém, agora quase um ano depois voltou. Começa no cabelo parece caspa, eu lavo mas em um ou dois dias voltam, e vem mais forte. Agora está passando para o meu corpo. Meus cílios ficam descamando, parecendo caspa, e tenho pequenas machas brancas espalhadas por toda a barriga, costas e braços. Me indique alguma coisa, alguma ajuda...isso atrapalha muito minha auto estima!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cell...
      A única coisa que posso lhe indicar é que consulte um dermatologista. Apenas coletando a sua história clínica e fazendo um exame fisico na sua pele é que será possível lhe indicar um tratamento. A "caspa" é uma dermatite diferente do "pano branco". Você pode ter um, ter outro ou ter ambos. Eu não posso (ninguém pode) lhe indicar nenhum medicamento pela internet, porém procure ajuda médica para que seu problema seja resolvido e você recupere sua autoestima, ok? Mas fique tranquila. Todo mundo um dia tem alguma doença de pele, por mais simples que seja. Procure ajuda e desejo melhoras.

      Excluir
  20. EStou com manchas brancas no tronco e lombo, a médica me receitou fluconazol não fiz o tratamento corretamente e as manchas persisem.
    Já interrompi o tratamento umas três vezes, os fungos podem criar resistencia ao fluconazol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sim, a resistência fúngica a medicamentos (principalmente ao fluconazol) é algo que está aumentando a cada dia. O mau uso dos medicamentos (tratamento incorreto e uso sem necessidade - quando a doença não foi confirmada) são os principais motivos que levam a isso.
      Não sei o motivo que tenha levado você a interromper o tratamento, mas isso não é bom. Converse com sua médica e faça o tratamento correto. Do jeito que está você está gastando dinheiro a toa, vai continuar com as manchas e se algum dia precisar desse medicamento para tratar um problema sério, poderá não ter efeito. Pense nisso!

      Excluir
    2. E COMO IDENTIFICAMOS SE A RESISTÊNCIA FÚNGICA? OS FUNOS PASSARAM PROS MEMBROS SUPERIORES, EXISTEM OUTRO FÚNGICIDA QUE POSSO ME TRATAR? E NORMALMENTE QUAL QTO TEMPO É NECESSÁRIO PARA A PELE VOLTAR A TONALIDADE NORMAL APÓS O TÉRMINO DO TRATAMENTO? OBRIGADO!

      Excluir
    3. HÁ ALGUM TRATAMENTO ALTERNATIVO AO FLUCONAZOL?

      Excluir
    4. Há tratamentos alternativos sim, pois o fluconazol nem é a primeira escolha na maioria das vezes, mas isso depende de uma série de fatores que devem ser analisados pelo médico.

      Excluir
    5. Não tem como sabermos se o fungo que está em você é resistente ou não. Isso só com exames laboratoriais, que geralmente só são feitos em pesquisas científicas. Exceto em casos especiais, quando a pessoa faz o tratamento corretamente para a doença (desde que ela tenha sido comprovada em algum exame mais detalhado), uma das hipóteses é essa resistência. Aí um tratamento alternativo pode ser prescrito.
      Após a "cura", o tempo para a pele voltar à coloração normal depende da região afetada, da exposição ao sol e das características do próprio indivíduo. À medida em que a pele vai se "bronzeando" (pode ser naturalmente; não há necessidade de ficar no sol) e a pele vai se renovando, as manchas desaparecem. Pode ser questão de dias, semanas, depende...

      Excluir
  21. Em casos de pessoa com hepatite, todos esses medicamentos via oral(Cetoconazol; Itraconazol ; Fluconazol) devem ser evitados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton...
      Quem tem história de doenças hepáticas deve ter seu caso avaliado cuidadosamente pelo seu médico. Generalizando, um cuidado ainda maior se faz necessário nesses indivíduos, pois todas essas drogas tem metabolização no fígado e podem causar efeitos colaterais nesse órgão até mesmo em pessoas sem problemas prévios. Fluco e Itraconazol podem ser usados com cautela, sob monitoramento médico/ laboratorial. Já o cetoconazol não deve ser usado nesse nesses pacientes.
      Abraço

      Excluir
  22. Há relação entre o mal funcionamento do remédio com o ingerimento de bebidas alccolicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses medicamentos tem metabolização no fígado e sabemos que o álcool sobrecarrega (e lesa, a longo prazo) esse órgão. Portanto é bom evitar esse tipo de bebida durante o tratamento. Se estiver usando Cetoconazol via Oral É PROIBIDO consumir álcool!!!
      Agora, independentemente do tipo de tratamento, o álcool interfere no sistema imunológico e pode ser que a pessoa tenha uma maior predisposição à essa (e a outras) doença com o consumo de bebida alcoólica.

      Excluir
  23. PODE HAVER A RESISTENCIA FUNGICIDA APÓS MAIS DE TRÊS TENTATIVAS DE TRATAMENTO NÃO CONCLUIDAS DEVIDO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resistência fúngica é algo que sempre deve ser considerado, mesmo que nunca tenha sido realizado nenhum tratamento. É claro que as "chance" de ocorrer essa resistência aumenta a cada tratamento feito de forma incorreta, mas não dá para afirmar se este caso específico se enquadra nisso.

      Excluir
  24. Olá estou com pano branco ... Ou melhor sempre tenho nao só eu como meu irmão. Mas dessa vez deu Ate nas pernas.
    Estou usando o creme cetoconazol e o shampoo junto com a bucha vegetal
    Mas acontece que eu gosto mt de pegar sol e gostaria de saber se isso retarda a cura ? Já que sou ciente de pegar sol só fazem elas aparecerem mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vai fazer você ficar livre do fungo são os medicamentos, independentemente de tomar sol ou não. Enquanto o fungo ainda estiver na sua pele, a luz solar vai evidenciar as manchas. Porém, conforme ele for sendo eliminado, o efeito do sol vai se tornando cada vez menos importante. Tomando sol enquanto ainda há microorganismo pode fazer com que as manchas demorem um pouco mais para desaparecer, mas o tempo de eliminação do fungo (tempo de cura) será praticamente o mesmo.

      Excluir
  25. Olá estou com "pano branco" na região entre o umbigo e os seios, já fui ao médico e ele receitou a pomada e os comprimidos. Usei conforme prescristo, mas não estou vendo resultado. Acredito que o uso destes tipos de medicamentos não podem ser contínuos. Já tive "pano branco" outras vezes (na região do pescoços e ombros), tratei da mesma forma e obtive resultado, entretanto agora não estou tendo, tenho a impressão que as manchas estão aumentando, pois estão bem mais claras e eu não me exponho ao sol para dar essa impressão. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Realmente o uso deles não é para ser contínuo e os de uso interno não devem ser tomados por muito tempo (principalmente se for cetoconazol). Você deve procurar novamente um DERMATOLOGISTA para que ele possa avaliar o que pode ter acontecido. Ou o tempo de tratamento ainda é insuficiente, ou pode haver necessidade de trocar esses medicamentos ou ainda (boa possibilidade) pode ser um outro problema de pele bem parecido com o "pano branco", que causou confusão no diagnóstico. Enfim, retorne ao médico e ele tomará alguma conduta para resolver seu problema. Melhoras!

      Excluir
  26. estou tomando cetoconazol por contra propia... pois ja tive tomei e simiram, agora.voltaram novamente... o farmaceitico mandou tomar de 8 em 8 hrs!!! esta correto? ja tomei uma cartela e.meia!!! e to usando pomada, porem to com muitoooo e e escuro :( quero cirtir uma praia e nao posso por vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauber, aconselho você a procurar um dermatologista, pois não é porque teve essa doença uma vez, que sempre que tiver sinais e sintomas parecidos será a mesma. Há doenças de pele semelhantes e o diagnóstico correto é importante (as vezes vc se automedica, se intoxica, tem efeitos colaterais e a doença real não é tratada). Infelizmente tenho que lhe dizer que a conduta do farmacêutico não foi nem um pouco adequada, pois não deveria ter lhe indicado ou aprovado o uso sem prescrição do cetoconazol via oral. O creme não tem muito problema, mas o oral pode trazer sérios prejuízos (as vezes irreversíveis) ao fígado. A dose deve ser ajustada pelo médico, levando em conta a história clínica e as doenças prévias do paciente. Em alguns casos é contraindicado. O tempo de tratamento deve ser curto e o acompanhamento médico (as vezes com exames laboratoriais para analisar o fígado) é necessário. Se o comprimido for de 200 mg, normalmente é prescrito 1 POR DIA e não de 8 em 8 horas. A automedicação é muito perigosa! Cuidado! Não acho que vale a pena trocar seu fígado por uma pele bonita. Dá pra tratar a pele corretamente, as vezes com outros medicamentos mais "leves", mas para isso precisa da atuação de um dermatologista. Abraço

      Excluir
  27. Tenho pano branco no rosto é algumas manchas ficaram avermelhadas , a dermatologista receitou u remedio fluconazol e um sabonete de enxofre e um olho , mais as manchas demoraram a sumir , mais depois elas voltarm , e algumas partes que não tinha agr tem , Socorro to mto assustada tenho 15 anos e isso e horivel pra mim , me ajudem por favor , desde ja obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, garota. Primeiramente você precisa ter paciência, pois o tratamento geralmente dura várias semanas ou meses. É muito chato isso mesmo, mas é assim. Use os medicamentos receitados direitinho e tudo vai passar. Se elas sumiram e voltaram, ou seja se é uma reincidência, é importante que você volte na médica e relate isso a ela. Assim ela vai poder lhe receitar um outro tratamento e talvez até um tratamento "preventivo" para você fazer, evitando que tenha isso com frequência. Mas não se assuste! Esse problema é simples de ser resolvido. É chato mesmo, incomoda (ainda mais para uma garota na sua idade), mas não se desespere. Procure sua médica novamente e ela vai lhe receitar algo para resolver isso o quanto antes, tá bom?
      Melhoras pra vc. Qualquer coisa é só perguntar.

      Excluir
  28. obgado me ajudou muito!!!! tenho pano branco na barriga e costas!!!ja tvi antes e tomei cetoconazol...mas apareceu de novo.

    ResponderExcluir
  29. frankellen Candido mesquita22 de novembro de 2012 18:52

    olá gostaria de saber se a pele volta a cor normal com o termino do uso dos medicamentos? existe casos que isso nao acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Frankellen... Normalmente a coloração da pele volta ao normal um tempo após o tratamento. Pode levar semanas ou até meses, dependendo do tamanho das manchas, do local e da exposição ou não ao sol, além de variar de pessoa para pessoa.

      Excluir
  30. ola, solange... tem pano branco desdo 13 anos , hoje estou com 21, eu tomo medicamento mas ela vai e volta . e possivel com o tratamento si livrar dela para sempre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo é ter certeza de que se trata de Pitiríase versicolor (pano branco). Após essa confirmação, deve-se investigar se há alguma condição ambiental ou imunológica que esteja facilitando o aparecimento da doença. Uma vez investigado, deve-se tratar (ou evitar) essa questão e se necessário o médico pode indicar um tratamento profilático (preventivo) contra futuras manifestações do problema. Mas isso, só conversando com o médico mesmo. Abraço

      Excluir
  31. Olá!
    Estou com micose e fui orientada a tomar cetoconazol em comprimidos, além de usar o shampoo. Estou tentando engravidar, mas no momento sei que não estou grávida. Existe algum risco de o medicamento afetar um futuro bebê? Por quanto tempo fica no organismo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe o risco. Em humanos não é comprovado, mas em ratos, há danos na formação do filhote. Portanto, na gravidez, cetoconazol oral é contraindicado (a menos que a pessoa esteja com doença grave, que necessite do uso dele). Na verdade, na gestação, praticamente todos os medicamentos são contraindicados ou pelo menos não recomendados. Em poucos dias (menos de 1 semana) o nível do "medicamento" no organismo já é indetectável... Aguarde o final do tratamento para tentar engravidar. É mais seguro. Abraço

      Excluir
    2. Obs: Já que está tentando engravidar, lembre-se que toda mulher com essa intenção deve começar a tomar ácido fólico para ter níveis sanguíneos satisfatórios no momento da formação do sistema nervoso do bebê. Assim, pelo menos 3 meses antes dessa tentativa é ideal que inicie essa suplementação.

      Excluir
    3. Obrigada, Dr. Wésley! Já estou tomando ácido fólico.

      Excluir
  32. Oie tenho manchas na barriga,costa, seio e agora ta descendo pra virilha num sei mais oqe faço ja tomei vários remédios parece qe as mancha num aumentaram mais num some fica mais clara e depende do sabonete que eu uso ela fica branca demais e ressecada apesar de eu usar muito creme :( me ajude de uma solução

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a primeira coisa é ter certeza de que probema se trata para tratá-lo. Procure um dermatologista. Ele é a pessoa mais preparada para analisar sua história e suas lesões e dar um diagnóstico do seu problema. Assim poderá lhe indicar um tratamento eficaz. De repente você está usando medicamentos que não são eficazes para combater esse problema. Dessa forma, gasta dinheiro a toa e se expoe desnecessariamente aos efeitos adversos dos "remédios". Infelizmente, pela internet não posso lhe recomendar nada além disso. Melhoras.

      Excluir
  33. olá,me chamo luciana e estou com mto pano branco nas costas e coxas,minha duvida é,qual dos três comprimidos é mais potente pra quem tem mtas manchas(Cetoconazol,Itraconazol, Fluconazol ),??pra usar o mais indicado e não ficar usando varios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana. A escolha dos medicamentos não é tanto por questão de "potência" e sim, de acordo com cada caso. Só o médico/dermatologista poderá fazer essa escolha. Há pacientes que não podem tomar algum deles, outros pacientes tem alguns problemas ou história de problemas que contra-indicam o uso de algum também... Portanto, somente conhecendo a história clínica do paciente, suas lesões e tendo conhecimento de farmacologia é que será possível fazer a indicação. Portanto, não se automedique! Não posso fazer isso aqui e tenho que alertá-la que nenhum desses medicamentos de uso oral deve ser feito sem acompanhamento médico. Sua saúde e seu fígado agradecem... Procure um médico e ele vai avaliar a nessessidade ou não de usar comprimidos (isso só se faz em "último caso"), ok?
      Melhoras!

      Excluir
  34. Dr, Wésley, boa noite.

    Pegando carona na colega aí de cima, assim que acabar a medicação já é possível tentar engravidar ou é preciso esperar 1 semana até começar a tentar?

    Abraços,
    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávia, boa noite!
      Não é que não pode tentar engravidar logo em seguida, é que não é recomendado. Na gestação o ideal é que a mulher não use nenhum medicamento. Somente deverá usar aqueles que forem extremamente indicados e somente aqueles que o médico prescrever, pois poucos medicamentos comprovadamente 100% seguros para o bebê. Como após parar de tomar ainda pode levar alguns dias para que o corpo elimine toda a medicação, é bom esperar um tempo e garantir maior segurança para o "embriãozinho".
      Lembre-se do que falei para a "colega" acima: toda mulher com intenção de engravidar deve começar a tomar ácido fólico para ter níveis sanguíneos satisfatórios no momento da formação do sistema nervoso do bebê. Assim, pelo menos 3 meses antes dessa tentativa é ideal que inicie uma suplementação.
      Espero ter respondido sua dúvida.
      Abraço

      Excluir
  35. Olá,bom dia! Tenho 48 anos e a uns 10 anos (ou mais) estou com pano branco nos braços região dos pulsos até o cotovelo. Ja fui em varios dermatologistas fiz os tratamentos com pomadas e destruí o figado com cetoconazol. Nunca curou. Só que agora as manchas começaram a subir pelo braço e ja chegaram no meu ombro.Vc sabe porque tanta resistencia ao tratamento? Fiz tudo direito e faço a higiene recomendada para esta condição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Primeiramente é preciso saber se o problema aí é de resistência. Quando há essa suspeita, normalmente o tratamento é alterado, mudando a medicação. Se não funciona um medicamento, normalmente o outro funciona. Deve-se avaliar também a presença de algum problema imunológico no seu organismo, que aumente a predisposição à doença. Ainda há possibilidade de algum fator ambiental, estilo de vida que favoreça a proliferação desses microorganismos. Por último, deve-se considerar a possibilidade de erro diagnóstico (pode ser um problema de pele semelhante, mas que não seja causado por esse fungo). Porém, como você diz ter sido consultada por vários dermatologistas, essa possibilidade não é muito provável. Aconselho você a procurar um bom dermatologista e relatar todos os tratamentos que já realizou. Assim facilitará para que ele encontre um tratamento eficiente. Melhoras! Abraço

      Excluir
  36. Eu só vim aqui para Parabenizar o Blog pela iniciativa e pela importância e o esforço de responder a todos quando pode. Esta questão do Pano branco rendeu muito e você conseguiu responder a todos. Parabéns!

    Vou fazer só uma perguntinha boba rs. Pano Branco sai se não tratarmos? Ou melhor, ele desaparece sozinho sem tratamento depois de um tempo ou ele só sai com tratamento? comecei a ter pano branco nas pernas esses dias e vejo que ele esta crescendo, multiplicando, teno que tratar o mais rápido possível? PARABÉNS. JÁ TA NOS FAVORITOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Welton. A intenção é sempre ajudar.
      Quanto à sua pergunta, é possível sim que o organismo consiga se "autocurar" (ou seja, desaparecerem as manchas sem tratamento).
      Porém, esse não é o padrão, portanto, recomenda-se tratar. Como não é uma doença grave, não é necessário urgência. Mas como o fator estético é importante, quanto antes tratar, menor será o crescimento das manchas e mais rápido deve ser o desaparecimento das mesmas.
      Ótimo final de ano. Abraço!

      Excluir
  37. GOSTARIA DE SABER SE O SABONETE DE ENXOFRE JUNTO COM O CREME CETICONAZOL TEM UM EFEITO MAIS RAPIDO, OU O SHAMPOO COM O CREME É MELHO. MEU MÉDICO DISSE QUE EU PODIA ESCOLHER UM DAS DUAS COMBINAÇÕES . QUAL VC ACHA MAIS EFICAZ. MEU CASO É PANO BRANCO MESMO E CHEGA ATE A COSSAR UM POUCO E TENHO MAIS NOS BRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sinceramente não sei qual das opções é mais vantajosa. A escolha depende de uma série de fatores, como comodidade de uso, gosto pessoal e preço. Se todos esses fatores forem parecidos talvez eu escolhesse o shampoo (se for de S. Selênio + creme). Se o shampoo for de cetoconazol também, aí usaria o sabonete + creme. O motivo? Pra não usar o cetoconazol de duas formas diferentes. Acho "desperdício". Repito: é opinião pessoal e não necessariamente quer dizer que seja mais eficaz. É só opção pessoal (opinião). E estou considerando que realmente seja "pano branco", devidamente diagnosticado por um médico. Abraço. Melhoras.

      Excluir
  38. COMECEI A FAZER ACADEMIA E LA SUO MUITO, DAI COMEÇOU A APARECER PANO BRANCO, ISSO TEM ALGO HAVER. O QUE FAZER PARA PREVINIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não, pois o fungo já existe normalmente na nossa pele. Pode ser que você esteja exagerando nos exercícios ou tenha iniciado de forma muito brusca. Assim, seu corpo pode ter uma redução temporária na imunidade e aumentar a chance do fungo causar a lesão. Para prevenir, além de algumas ervas citadas no texto, é necessário ter uma atividade física regular e moderada, boa alimentação, higiene adequada e tentar sempre manter a boa saúde (imunidade em alta). Procure um médico. Abraço

      Excluir
  39. ola meu caso e que meu rosto e peito esta todo vermelho e alguam parte do rosto da braco e o pescoço esta vermelho com umas macha vermelha e quando seka fica braco e comicha muito to tomando cetoneo cetoconazol creme e cetoneo cetoconazol em comprimidos ja fais 12 dia i nem uma melhora aq eu faso e posso e a praia a agua do mar pode faze mais estrago ou n obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se você começou essa medicação por conta própria, pare imediatamente! JAMAIS tome cetoconazol comprimidos sem que o míco lhe examine e lhe prescreva este medicamento. É extremamente perigoso pra sua saúde. Se foi o médico quemm lhe prescreveu o medicamento, volte nele e diga que está com esses sintomas agravados. De qualquer forma, terá que procurar um médico para lhe examinar. Não tem como lhe dizer o que você tem e nem se a água do mar interferirá em alguma coisa. Melhoras.

      Excluir
  40. Tenho essa doença desde criança, e ela nunca cessou, ja fui muitas vezes no medico, eu uso o shampoo e o creme, elas somem, mas no próximo ano é certo que elas voltam, mais com menos quantidade de manchas, uma vez um médico disse que tinha a haver com a caspa, isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar um tratamento profilático ("preventivo"), por exemplo, usando um shampoo adequado 1 ou 2 vezes na semana. Quanto à relação com a caspa, pode ter. Embora sejam doenças diferentes, a caspa (dermatite seborreica) pode surgir pelos mesmos fatores predisponentes do pano branco. Além disso, ambas as doenças estão relacionadas com aumento de oleosidade e com presença de fungos. Mas não que uma diretamente cause a outra.

      Excluir
  41. Olá, eu tinha pano branco, e fiz um tratamento com shampoo e remédio via oral (cetaconozol), as manchas diminuíram, mas não sumiram completamente. Logo após o tratamento tomei sol e percebi que a região afetada pelas manchas, voltou a cor normal da minha pele, fiz uma pesquisa na internet e tive a comprovação. Se as manchas após o tratamento, não sumirem completamente, tome sol na região afetada (a infecção fúngica pode interferir na pigmentação normal da pele, ocasionando áreas hipopigmentadas (mais claras) que permanecem por períodos variáveis mesmo após tratamento).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As manchas são devido à diminuição na produção de melanina. Após a eliminação do fungo é necessário um tempo para a coloração. A luz solar direta no local acelera a repigmentação, mas tudo deve ser feito com cautela, sem exageros e com proteção. Não há necessidade de expor demais a área manchada ao sol após o tratamento, desde que tenha paciência para a repigmentação, que levará um tempo muito maior.

      Excluir
    2. Entao acho que estou precisando tomar um solzinho pra ver se minhas manchas somem de uma vez por todas! Meu caso é bem parecido.. tenho "muitas" manchas brancas nas costas,algumas bem longe nos braços e rosto, quase nao da pra ver..e a dermatoligista me receitou 5meses de tratamento, com fluconazol 16g 2x na semana e cetoconazol 2%.. Nada adiantou... fasso direitinho.. Nao sei porque nao saiu tenho essas manchas desde nova, hoje tenho 29 anos.. Se poder me ajudar o que eu faço????!!

      Excluir
    3. Deyse, procure novamente um dermatologista. Primeiramente talvez seja necessário fazer um exame laboratorial para confirmar se realmente trata-se de Ptiríase versicolor. Depois, um tratamento diferente desse seria prescrito. Essa é a melhor forma de evitar que faça um tratamento para um problema que você pode nem ter. Melhoras.

      Excluir
  42. Oi tive hepatite a em janeiro de 2012... Qro saber c posso tomar cetoconazol comprimido, pq to com manchas brancas na bunda inteira, embaixo do braço e ta descendo na perna e corpo inteiro... Qro saber qq eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tome nenhum desses medicamentos sem prescrição médica, muito menos cetoconazol. Como já teve hepatite, o mais seguro é realizar um tratamento com outros medicamentos, a menos que o médico tenha bons motivos para usá-lo (analisando risco/benefício). É perigoso. Procure um dermatologista e relate sua situação a ele, que encontrará um tratamento seguro e eficaz. Melhoras.

      Excluir
  43. Eu tenho pano branco (escuros) nas costas, fui a dermatologista e ela receitou uma pomada mais ñ deu resultado, eu queria tomar um comprimido. Qual o comprimido ideal pra manchas mais escuras? Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não posso lhe indicar um medicamento aqui e nem recomendo que faça esse tipo de automedicação. O melhor a fazer é retornar ao dermatologista, relatar qual medicamento usou e não resolveu e ele (a) lhe prescreverá outro tratamento. O uso de medicamentos orais para este problema só é recomendado em alguns casos, quando o risco-benefício já foi avaliado pelo médico. Não tome esses medicamentos sem a prescrição do dermatologista, pois podem lhe causar sérios danos depois.
      Melhoras.

      Excluir
  44. Olá. Estou com pano branco na região abdominal, fui ao médico e ele receitou cetoconazol creme e shampoo. Estou com duas dúvidas: 1ª- O uso do shampoo teria que somente ele ou depois de passa-lo posso passar condicionador tb? 2ª- Para voltar a cor normal a região afetada tenho que tomar sol? E com protetor solar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio não há contraindicação total do uso de condicionadores, desde que deixe o shampoo agir por tempo suficiente antes de aplicá-lo. Além disso, deve ser muito bem enxaguado após aplicar o condicionador. Porém, acredito que o shampoo tenha sido prescrito para poucos dias, portanto, ao meu ver, melhor seria se ficasse esses poucos dias apenas usando o condicionador, permitindo que o princípio ativo tivesse maisor tempo de ação na pele.
      Quanto à volta da coloração normal, tomando ou não sol, ela voltará. Porém dependendo da pessoa e da área afetada, esse tempo para repigmentaçção pode ser de muitos meses. Para acelerar o processo, pode tomar sol, porém os cuidados de sempre continuam válidos: evite sol das 10 as 16h. De preferência use protetor solar nessas áreas também. É melhor demorar alguns dias ou semanas a mais para voltar ao normal com segurança, do que se arriscar a ter um problema sério depois. Melhoras

      Excluir
  45. Eu tenho pano branco, fui a dermatologista e ela mim indicou tomar cetoconazol e eu queria saber se o genérico funciona?

    ResponderExcluir
  46. Já tomei varios remedios para sumir a micose e nenhum fez resultado. Todo final de ano aparece esses panos brancos, tenho na costas nos ombros, peito e bariga e não sei mais oque fazer. Uns dizem para passar sabonete de aroeira ele realmente serve? E a água do mar se tomar banho na água do mar e logo apos retirala com água doce funciona?
    Aguardo a resposta tenho essa micose a mais de 3 anos e ela aparece todo final de ano e não sei mais oque fazer.
    Me passa uma dica. Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço qualquer comprovação da eficácia dessas terapias populares. O que resolve é um tratamento adequado e específico para você, levando em consideração vários fatores. Procure um dermatologista e faça um tratamento corretamente. Se uma primeira opção não resolver, ele alterará a terapia até que encontre uma eficaz no seu caso. Com certeza isso melhorará ou desaparecerá.
      Melhoras!

      Excluir
  47. se tomar remedio de verme esses panos podem sumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são eficazes. Deve ser utilizado um antifúngico adequado.

      Excluir
  48. Qual tipo de shampoo tenho que comprar? E é por exemplo tenho que tomar um remedio oral e uma pomada do msm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Medicação oral apenas quando prescrita por um médico. E o shampoo e/ou cremes também só devem ser usados se realmente for "pano branco". Procure um dermatologista para que possa avaliar e confirmar o diagnóstico.

      Excluir
  49. ..., ei (malassezia ssp) é o mesmo pano branco? qual o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malassezia é o fungo que causa "pano branco", cujo tratamento está descrito no texto. Abço

      Excluir
  50. ..., cara tenho pano branco nas costas a uns 20 anos. hoje tenho 30 anos minhas costas tem uma mancha enorme e branca , consome cerca de metade da minhas costas e agora esta descendo para os braços estou desesperado,... tentei um tratamento a uns cinco anos com um dermatologista. Ele passou um exame chamado pesquisa de fungo e o resultado deu malassezia , ele então mim passou 30 comprimidos de itraconazol e um shampoo para o couro cabeludo foi um tratamento carissimo! mas não deu resultado nenhum as manchas continuavam do mesmo geito... de tanta raiva pois fiz um sacrificio enorme para comprar os comprimidos eu não retornei ao dermatologista para apresentar o resultado do tratamento... agora as manchas das costas se juntaram formando uma mancha bem grande e esta descendo para os braços. será se meu caso ainda pode ser tratado? agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porém quanto maior a mancha e quanto mais tempo passa, mais demorado será o tratamento. Precisa procurar novamente um dermatologista, explicar o tratamento que já fez e relatar suas condições financeiras, caso esteja impossibilitado de realizar um tratamento que não seja muito barato. Cabe ao médico encontrar alternativas. Caso seja realmente pitiríase versicolor, jeito tem. Só precisa seguir o tratamento e ter paciência, pois é provável que leve semanas ou até meses para desaparecer. Melhoras.

      Excluir
  51. oi... estou com pano branco. Pesquisando na net achei a sequinte receita : 1/2 litro de álcool 96'
    2 saquinhos pequenos de fumo de corda.
    2 dentes de alho(inteiros).
    deixe curtir por 10 dias num fraco de vidro com tampa hermética.
    misture a solução em 1/2 litro d'água filtrada e passe no corpo com auxílio de algodão 2 vezes ao dia por 30 dias.

    será se funciona? você sabe dizer se isso pode trazer algum problema a pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar sobre a eficácia deste tratamento alternativo. Não aconselho, pois o álcool desidrata a pele e se pode haver o risco de deixar alguma mancha. Sou sim a favor de fitoterapia, por exemplo, mas neste caso me parece uma mistura um pouco exagerada. Posso estar enganado, mas não é algo que eu indicaria. Pelo menos no momento não (até que provem que estou errado em pensar assim). Procure um dermatologista. É mais seguro. Melhoras

      Excluir
  52. depois de uma longa viajem ao nordeste,voltei com isso,tomei cetoconazol usei shampoo e nada,fui ao médico para tratar uma infecção urinária,e a médica passou bactrim f e para minha surpresa....fiquei boa.

    ResponderExcluir
  53. O dermatologista me receitou o shampoo, o comprimido, a pomada, comer frutas e verduras vermelhas, e tomar sol (no minimo 30 minutos e no máximo 1 hora) na parte da manhã, porém não vejo evolução. Devo me preocupar? Há alguma coisa a mais que eu poderia estar fazendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia usar uma bucha vegetal para esfoliar a pele, o que melhora a absorção local do medicamento. Você só notará evolução quando começar a repigmentação da pele, que pode começar várias semanas após o tratamento. Se ainda não passou esse tempo, continue o tratamento normalmente. Se já passou, retorne ao médico (sem abandonar o tratamento) para que ele reavalie. Melhoras

      Excluir
  54. Olá

    Queria saber se a pomada cetoconazol pode ser comprada sem receita médica??Já tive pano branco outras vezes e apareceu novamente em meus braços e nas costas e das outras vezes que tive usei essa pomada e de certa forma fez algum efeito, sumiram as manchas, gostaria de saber se é necessario receita médica pois sei que é pano branco que apareceu em minha pele....abraçoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cetoconazol creme e shampoo não é exigido receituário médico.

      Excluir
  55. Olá,

    tenho uma amiga que esta fazendo tratamento com a micose de pele de praia com pomada, ela me informa que as vezes ingeri bebida alcoolica, eu informei a ela que não adianta fazer o tratamento se voce anda bebendo, pois este tratamento irá se prolongar mais do que o normal. E muita gente fala por ser um tratamento externo pode-se ingerir bebida alcoolica? Esta correta essa informção, no meu conceito creio que não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bebida não interfere diretamente no tratamento tópico (não é contra-indicação), mas se consumido em excesso, o álcool poderá deprimir um pouco o sistema imune e a doença pode demorar mais a desaparecer.

      Excluir
  56. Olá Wesley. Meu nome é Vanessa e tenho 31 anos e tenho pano branco desde os 15. As manchas nunca apareceram am alto relevo, sou morena clara e as manchas não aparecem muito. ultimamente comprei com receita medica, cetoconazol shampoo, creme e comprimidos. Ainda não comecei o tratamento. Gostaria de saber tb de realmente é preciso passar as roupas de cama todos os dias e lavar as roupas com agua fervendo? E gostaria de saber se o fato de eu fumar atrapalha o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa. Não precisa nenhum cuidado especial com roupas pessoais e de cama; o fumo é prejudicial de forma geral para a saúde e acaba interferindo em funções metabólicas que até podem atrapalhar um pouco o tratamento, mas não há relação direta ou contra indicação. Porém, para seu próprio bem, esforce-se para se livrar do cigarro. Sua saúde agradece e as pessoas que gostam de você ficarão muito felizes em ter você por perto por alguns anos a mais, ok? ;)

      Excluir
  57. Obrigada Wesley. Então eu não preciso ficar passando roupa de cama depois que passar o produto no corpo e tal. Em relação ao cigarro vou parar mesmo. Obrigada tenha um bom dia. Vanessa.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Wésley!!estou lendo seu blog e achei bem interessante suas resposta, pois bem Wélesy...tenho pano branco a mais de dois anos..sempre tomo medicamento e vai e volta...lendo alguns casos pela internet..e vi em alguns comentario que a folha de mandioca e bom para o pano branco..vc confirma isso??

    No aguardo!!Obrigado Wésley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sinceramente desconheço esse tratamento "fitoterápico". Não digo que não tenha alguma eficácia, mas desconheço qualquer tipo de benefício. Abraço

      Excluir
  59. Boa Tarde, Wèsley Camara,

    Tenho pano branco desde quando eu tinha 10 anos, hoje eu tenho 23 anos, já fiz todo o tipo de tratamento, e nunca consegui resolver esse problema, acabei desistindo, hj em dia minha costa tem muito branco mas nao escama, antes era no corpo superior quase todo......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um bom dermatologista. para começar, a questão é: Será mesmo "pano branco"? Alguns exames talvez sejam prescritos. Depois a pergunta é: Por que o tratamento não surtiu efeito? Há doenças associadas? Essas questões serão averiguadas pelo médico. Abraço

      Excluir
  60. Oi boa tarde:Meu nome he Marcos Felipe gostaria muito de uma informação.a uns 4 meses apareceu uma manchas clara no meu anti-braco abaixo do meu bicpe ela e meio acimetrica não tem escamacao nenhuma.Eu até fui impedido de doar sangue porque na hora de tirar minha pressão a infermeira viu i eu to com muito medo pq tenho processo em um concurso. E na hora em que eles forem tirar minha pressão ver e me reprovar.eu quero muito saber que manchas são essas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho muito o que dizer, além de recomendar que procure um dermatologista. Somente ele poderá dizer quando examinar essa mancha. Abraço

      Excluir
  61. Estou grávida de quatro meses e estou com muitos panos brancos nos ombros e nos seios e alguns panos são meio avermelhados , será que posso usar essas pomadas citadas no seu texto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cetoconazol tópico (creme) não tem absorção bem baixa (para a corrente sanguínea), mas mesmo assim gestantes só devem usar qualquer tipo de medicamento com indicação médica. Dependendo do caso, é mais seguro aguardar o nascimento do bebê (e/ou esperar algum tempo de amamentação) para realizar um tratamento. Sempre é analisado risco/benefício. Procure um dermatologista. É mais seguro para o bebê.

      Excluir
  62. Olá amigo. Novacort funciona para pano branco? Ainda sobre medicamento, estou passando a pomada composta por cetoconazol e betametasona, ela é suficiente? Obrigado. Abs, Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de medicação contém muito mais do que cetoconazol. Contém antibiótico e corticóide, que são desnecessários e que podem trazer efeitos colaterais. Não é indicado para isso. Procure um médico para tratar de forma adequada.

      Excluir
  63. Tenho pano branco a 5 anos e ja tomei todos os tipos de remedios, ja consultei com dermatologistas mais no entanto nada adiantou as manchas sao na região da barriga e nas costas e durante esses cinco anos elas so aumenta eu não sei mais o que fazer. Preciso saber se tem um remedio mais eficaz pois cetaconazol,nizoral,itraconazol,Fluconazol não deu certo.mais mesmo assim continuo o tratamento as vezes eu paro com o medicamento porem continuo passando a pomada.o que fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os medicamentos tradicionais são os citados no texto. Somente um dermatologista pode reavaliar se o diagnóstico está correto, se a dose do medicamento está adequada ou se não há outras doenças ou fatores associados que estão interferindo no sucesso da terapia. Melhoras.

      Excluir
  64. Fui no dermatologista, fiz o tratamento e as manchas desapareceram. Depois de alguns meses, as manchas voltaram á tona. Estou tomando os mesmos medicamentos mas desta vez não estou percebendo resultados. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retornar ao dermatologista para avaliar a necessidade de um tratamento diferente para evitar essas "recidivas". Melhoras

      Excluir
  65. Tenho pano branco algumas manchas avermelhadas a varios anos pois os sintomas aparecem e desaparecem ... o que devo tomar existe algum remedio caseiro ......

    ResponderExcluir
  66. ola, ja tenho pano branco a alguns anos , sempre vai e volta , hoje comprei o remedio zolmico comprimido e cetoconazol creme , qeria saber se esse medicamentos vao me levar a cura , e como posso começar tomaando e aplicando esss medicamentos , eesse tratamento pode durar quanto tempo? desde ja agradeço . se for possivel responda o mais rapido possivel .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser que resolvam ou pode ser que não, afinal você já tem um histórico de "vai e volta" do problema. O cetoconazol comprimidos nem era para ter sido vendido sem receita, pois precisa de acompanhamento médico e eu não posso fazer nenhuma indicação ou aconselhamento pela internet de como tomar. Há pessoas que não podem tomar alguns medicamentos e isso deve ser avaliado numa consulta. O creme pode ser usado duas vezes ao dia. Procure um dermatologista. Além de ser mais seguro, a chance de solucionar o problema é será muito maios. Melhoras.

      Excluir
  67. Boa tarde! So queria deixar minha experiencia com isso, fui na dermatologista varias vezes e até fiz uma raspagem do local pra exame de laboratorio que não deu nada e mesmo assim tinha muita manchas na parte de baixo das costa, usei Cetoconazol em Creme e tomei por um mês em comprimido e nadaaaaaaa, ai tive uma infecção urinaria 2 anos depois e tomei 2 remédios juntos que apois ler toda bula tinham efeito completo se tomados juntos e o efeito foi desaparecer as mandas, sem querer me curei das manchas, tomei Azitromicina de 500mg por 3 dias, um por dia de 500mg COM Cloridrato de Ciprofloxacina de 500mg de 12/12 horas por 7 dias. ESSES REMÉDIOS SÓ COM RECEITA. Acho q quem é dermatologista devia estudar mais o efeito desses 2 remedios juntos para o Pano branco pq foi o único que funcionou comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, muitas vezes uma mesmo tratamento não funciona adequadamente para pessoas diferentes com a mesma doença. Cada caso deve ser visto individualmente. Você pode ter tido uma doença com microorganismos resistentes ao medicamento que tomou ou pode ter tido um diagnóstico errado. Se fez "raspagem" e "não deu nada", pode ser que seu problema fosse outro, por isso melhorou com outro tipo de tratamento. Mas os medicamentos que citou não são indicados para "pano branco". Abraço

      Excluir
  68. creio que realizo a higienização da minha pele de forma correta, mas sempre aparecem mesmo utilizando o creme de pele.. o que devo fazer? no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve fazer um acompanhamento com seu dermatologista, para que ele investigue os prováveis motivos que estão levando a isso e toma uma conduta preventiva. Melhoras

      Excluir
  69. quem tá com essa doença pode,pode normalmente tomar cerveja ?ou afeta no tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos medicamentos tem interação com o álcool. Além disso, pode sobrecarregar e prejudicar o fígado. Portanto é indicado sempre suspender as bebidas alcoólicas durante o tratamento.

      Excluir
  70. Eu tenho pano branco desde 2011, só resolvi tratar esse ano, vai demorar mais para sarar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente. Há inúmeros fatores individuais e ambientais que interferem no tempo do tratamento. Melhoras.

      Excluir
  71. Estou usando clotrimix creme no tratamento do pano branco, cetoconazol é melhor ou eu continuo com o clotrimix?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora não seja a primeira opção, este creme que está utilizando é muitas vezes também é eficaz. Se não surtir efeito, busque ajuda de um dermatologista, para guiar um tratamento.

      Excluir
  72. Eu só saio no sol para ir pra escola e uso protetor solar, eu estou tratando o pano branco e não vejo resultado ainda, porém eu fui passar minhas férias no Rio de Janeiro e quando voltei percebi que diminuiu a mancha, creio que tenha sido pelo sol, se eu tomar mais sol com o protetor a mancha irá desaparecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o tratamento estiver sendo feito corretamente e for eficaz, a luz solar pode acelerar a recuperação da cor, mas não é recomendado ficar exposto ao sol das 10:00 as 16:00 horas, pelo alto nível de radiação ultra violeta, que pode contribuir para o aparecimento de doenças de pele, como alguns tipos de câncer.

      Excluir
  73. Já to com essas manchas ha mais de 1 ano, no ombro esquerdo, está tipo descascando, e do lado dele está com bolinhas assim tb., no braço e no peito.
    já o meu ombro direito tá com uma dor( só quando faço esforço) há algumas semanas( mas devido a academia acho)Obs: no ombro direito não estou com essas manchas. - isso tem nada a ver não né?
    A pergunta é já que isso não coça, não dói. faz mal eu negligenciar este caso? ( não ligo muito pra vaidade).
    Obs: tenho um vodol em líquido aqui, ta guardado ha abstante tempo, poso usá-los nas manchas?
    -By David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, primeiramente você precisa saber o que é, para tratar corretamente. Há inúmeros problemas que dão sinais parecidos na pele e não tenho como afirmar se as duas queixas estão relacionadas. Somente um médico avaliando você poderá responder e indicar um tratamento. Procure um dermatologista (não negligencie, pois você não tem certeza do que é). Quanto ao Vodol, ele tem boa chance de não resolver o problema (mesmo se a doença de pele for esta). E mais: por estar guardado há tempos, há a possibilidade de ter passado do prazo de validade. Melhoras. Abraço.

      Excluir
  74. Wesley eu queria saber se nitrato de miconazol serve para o tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível afirmar se será eficaz, pois não é dos melhores para esta doença, mas algumas vezes funciona bem.

      Excluir
  75. Boa tarde! Responda-me só a isto: é possivel tratar esta doença? Tenho nas costas e agora começei a ter no braço, eu cuido muito de mim. Uso protetor e cremes, nem sei como isto apareceu.
    Me diga só se isto passa de alguma forma? irei procurar um médico esta semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso seja realmente Pitiríase versicolor, o tratamento geralmente é simples. O fungo existe naturalmente na pele e só causa doença em certas ocasiões, mas não é contagiosa. Procure um dermatologista.

      Excluir
  76. Já tive esse pano branco e procurei dermatologista mas os remédios não deu resultado algum... usei um remédio que me disseram e foi o fim das manchas brancas de uma vez para sempre. Usem o champu anti caspa celsun azul ou celsun ouro. Passem no couro cabeludo esfregando durante a lavagem pois os fungos também ficam no couro cabeludo e com uma esponja esfregue todo o corpo durante o banho. Vai ver como é a solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, Selsun Azul é um medicamento na forma de shampoo. É o Sulfeto de Selênio que foi citado no texto. Para muitos casos de pitiríase versicolor apenas ele realmente já é eficaz. Abraço

      Excluir
  77. Em quanto tempo o cetoconazol acaba com os panos brancos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semanas, meses... não tenho como afirmar pois existem inúmeros fatores individuais, entre outros, envolvidos.

      Excluir
  78. Tive por muitos anos e só consegui tratar há pouco tempo. Sempre voltava. Desta vez sumiu, mas em meus seios às vezes noto manchas mais claras nos mamilos e em volta algumas vermelhas que descamam. Elas sao parecidas com as da micose... será que é mesmo? Meu mastologista não relatou nada de errado, se fosse problema mamario. Posso usar o cetoconazol nos seios? Isso nao fara mal algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema não tem (se não estiver amamenando), mas o ideal é que um dermatologista avalie a lesão para indicar um tratamento eficaz. Melhoras...

      Excluir
  79. OLÁ. JÁ TE FIZ UMA PERGUNTA UMA VEZ NO COMEÇO DO ANO E SEGUIR SUA ORIENTAÇÃO. FUI AO DERMATOLOGISTA E ELE ME RECEITOU CETOCONAZOL CREVE USEI QUASE 1 MÊS E NÃO RESOLVI PAREI DE USAR DEPOIS DE UM TEMPO QUANDO ENTROU O INVERNO ESSES PANOS FORAM SUMINDO. NO MÊS PASSADO FUI A PRAIA E EM 2 DIAS ESSES PANOS COMEÇARAM A VOLTAR EU RETORNEI AO DERMATOLOGISTA E ELE ME RECEITOU CLEARTOP CETOCONAZOL 20MG/G VOU COMEÇAR A USAR HOJE. QUERIA SABER SE POSSO TBM USAR UM SAMPOO DE SULFETO DE SELÊNIO OU ANTIFÚNGICO ? TENHO ESSAS MANCHAR A 3 ANOS ELAS PASSAM QUASE 5 MESES PRA DESAPARECER E ISSO É HORRIVEL, SEMPRE VAI E VOLTA. QUERO UM JEITO DE TRATA-LA COM MAIS RAPIDEZ.
    obs: o dermatologista não soube responder minha pergunta por isso vim perguntar ao sr. pq na ultima vez a sua dica foi a que resolveu meu caso !
    OBRIGADO AGUARDO A RESPOSTA !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      - Sim, pode usar shampoo de S. Selênio...
      - No inverno diminui o "bronzeamento", então as manchas não ficam evidentes (o que não significa que desapareceram). Quando foi à praia, tomou sol e isso fez sua pele produzir mais melanina (bronzear), o que evidencia as manchas. Pode ter sido seu caso. Também pode ser que tenha se curado e o problema tenha retornado. Isso só um acompanhamento (a longo prazo) médico vai poder ajudar. Quem tem muitas "recidivas" pode precisar periodicamente fazer um tratamento preventivo indicado pelo dermatologista. Mas isso é muito individual.
      - O tempo de tratamento depende do medicamento, da "sensibilidade" do fungo, da região afetada, do tamanho da lesão, das características de seu organismo... Não tem como prever, mas mesmo que demore, não abandone o tratamento e use o medicamento pelo período que o médico lhe indicar. Ele lhe examinou e sabe melhor do que ninguém como deve ser o seu caso.
      Melhoras!

      Excluir
  80. Quando vou para algum rio tomo sol msm assim e não tenho nada. Mas é só ir a praia que aparece pq isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez por ficar mais tempo ao sol na praia, por ser mais quente, pela salinidade acentuar o bronzeamento e até fornecer um meio de desenvolvimento mais apropriado ao fungo... Mas o fundo já está em sua pele. Nada de muito especial há na praia que justifique isso.

      Excluir
  81. Se esse fungo já está na pele então esses remedios só servem para fazer de conta que desapareceu mais ele ainda fica na pele? Esses fungos nunca vão sair, sempre vai está na pele e sempre vai ter esse vai e volta ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fungo já está na pele da maioria das pessoas, porém só em alguns casos ele causará doença. Para simplificar: Nem todo mundo que tem o fungo tem a doença, mas todos que tem a doença tem o fungo. O medicamento matará o fungo, e consequentemente eliminará a doença. E se ele volta? Provavelmente sim. Mas quem volta é o fungo, a doença pode ou não voltar, mas é bem mais difícil.

      Excluir
  82. já tomei 3 Cartelas de cetoconazol, e mesmo assim ainda continua as manchas , será que a micose ja morreu e eu preciso tomar sol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tome cetoconazol (comprimidos) sem recomendação médica. É perigoso e se não acompanhado e corretamente utilizado pode trazer sérios danos ao fígado, além da possibilidade de interagir com outros medicamentos. Quando se indica cetoconazol para este problema, dificilmente se toma por mais de 15 dias (somente em casos específicos). Então, se está tomando sem prescrição médica, pare! Procure um dermatologista para avaliar seu problema. Quanto às manchas, PODE SER sim que seja apenas falta de pigmentação, que virá após exposição normal ao sol, com o tempo. Melhoras.

      Excluir
  83. oi tenho pano branco a uns 20 anos já tentei todo tipo de tratamento cetaconazol creme, cetaconazol comprimido , cetaconazol shampo , fluconazol... o meu fungo é malassezia fiz o exame há dez anos atrás e deu isso de lá para cá venho lutando sem ter resultados as manchas só aumentam... essa semana resolvi tomar um rémedio fitoterápico ( garrafada da semente de sucupira ) faz 4 dias que eu tomo e já vejo resultados, parece milagre as manchas estão sumindo.

    ResponderExcluir
  84. Olá, estou passando :
    cetoconazol + dipropionato de betametasona no pano branco, só tem um pouco no rosto, funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é indicado, pois embora contenha cetoconazol (antifúngico), que pode ser usado no tratamento, contém também corticóide (betametasona), que deve ser usado com cuidado e apenas em casos específicos. Além disso, não se aconselha usar corticóide por mais de 2 semanas e o tratamento para "pano branco" pode ser demorado. Então pomada/creme com esses antiinflamatórios (corticóides) não é indicada nesses casos.

      Excluir
  85. Primeiramente parabéns pelo blog, li quase todos comentarios, tenho micose desde 15 anos hoje tenho 28 elas vai e volta sempre aparece no verao na regiao das costas, pescoso, rosto e ombro , fui no dermato e ele pediu pra usar shampp cetoconasol por 6 meses um dia sim outro nao. Acontece que elas some com 20 30 dias ai paro de usar e no fim do ano elas volta. Eu acho que 6 meses nao muito tempo para uso porque o shanpo deixa cabelo duro e uso condicionador junto qual jeito certo de usar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado. Mas se o médico lhe prescreveu por 6 meses, você tem que usar por esse período, uma vez que é um tratamento "preventivo". Não basta parar de usar quando desaparecer o sintoma, pois o problema pode voltar rapidamente. Deixe o tempo necessário para o shampoo agir (e deixe cair a espuma nas regiões afetadas) e tente usar um condicionador apenas quando for sair em seguida e não for possível deixar os cabelos meio "duros", como você falou. Melhor seria não usar o condicionador, mas quando for necessário, use um de boa qualidade e enxague muito bem, principalmente as raízes dos cabelos. Obs: essas instruções só valem se seu médico não disse algo diferente.

      Excluir
  86. já tomei comprimido e saiu o pano branco do ombro , mais tem um piqueno atras do braço que n quer sair, ja n sei oque faço

    ResponderExcluir
  87. Ola, Tenho pano preto so na região da barriga ,fui no demartologista e ela me receitou um comprimido(cetoconazol) pra tomar por 10 dias, e depois desse período do tempo, não deu nenhum resultado.. Sera que tem tratamento ou solução pro PANO PRETO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso seja realmente pitiríase versicolor tem sim tratamento e cura. Pode levar várias semanas para as manchas desaparecerem. Se não sumirem, retorne ao dermatologista para que indique outro tratamento. Melhoras.

      Excluir
  88. Ola Wesley, eu estou amamentando e sempre tive esse vai e vem de pano branco, só que agora to amamentando oq devo fazeeeeer sempre tomei cetoconazol e funcionava e agr ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o mais prudente seja ficar com o "pano branco" durante um tempo, até que pare de amamentar, afinal, neste período não deve tomar cetoconazol. Se quiser um tratamento neste período, procure um dermatologista para que lhe prescreva um tratamento tópico e seguro para o bebê. Melhoras.

      Excluir
  89. Oiii tudo bem? Ve so tenhi pano branco desde os 13 anos sempre tomo medicamento (nizoral) e nunca some,uso pomada e ainda continua,fui na dermatologista e ela disse que era pq minha pele era muito esticada,e so vom estetica pra resolver,hj estou gravida e a doutora passou cetoconazol creme por 7 dias,,mas as manchas tao ficando mais brancas o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente usar pelo período recomendado. Se estiver tendo alteração na pele muito fora do normal, entre em contato com sua dermatologista. Se o tratamento não for eficaz, retorne e ela tentará um tratamento tópico com outros medicamentos. Mas NÃO TOME CETOCONAZOL VIA ORAL na gestação, nem durante a amamentação, ok? Melhoras.

      Excluir
  90. Ola, tennho 17 anos e estou com manchas nas costas +sao escuras e ali perto do ombro
    qeria saber oque sao essas manchas?

    ResponderExcluir
  91. oi...tenho 21 anos e tenho manchas brancas nas costas dez dos 19, comecei o tratamento recentemente, a dermatologista receitou cetoconazol 10 comprimido. pq nao posso continuar tomando alem dos dez dias ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque cetoconazol tem alta capacidade de provocar danos sérios ao fígado (hepatotóxico) se tomado por um período grande. Tome apenas pelo período recomendado e retorne ao dermatologista depois de algum tempo. Há vários tratamentos tópicos também. Melhoras

      Excluir
  92. ola boa tarde eu tenho manchas esbanquisadas n barriga deve der uns 2 anos já passei shampoo e pomada e não sai ,as que eu tive nas costa depois de muito tempo sairam mas essas ate hoje tenho ,e agora a das costa voltaram e tbm estou com algumas pequenas no pescoço ,mais shampoo e pomada não ta adiantando ,gostaria de saber se posso tomas o remedio,sei que tenho de passar por um medico mas estou totalmente sem tempo me ajude !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso recomendar o uso de nenhum medicamento via oral, visto que as características do paciente, doenças, problemas prévios, além do correto diagnóstico devem estar claros antes de uma prescrição. Além disso, muitos medicamentos interferem em outros que possa fazer uso. De qualquer forma, principalmente o cetoconazol via oral NÃO deve ser usado sem uma boa avaliação médica. Pode ser perigoso à saúde. Procure um dermatologista, de preferência. Melhoras.

      Excluir
  93. ola tenho 21 anos tenho muito pano branco no rosto nas costas e no peito trabalho pegando sol e elas coçam muito e ficam vermelhas qual o melhor remedio a tomar ou oq fazer ja que é impossivel eu ficar sem tomar sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente é não abrir mão de protetor solar. Use sempre, independente de estar nublado ou com sol intenso. Não é só por causa dessas manchas, mas também por inúmeros outros problemas, como o Câncer de pele.
      Em relação a esse problema que já tem, terá que procurar um dermatologista, que após examiná-lo, fará o correto diagnóstico e analisará um tratamento eficaz para você. Melhoras.

      Excluir
  94. Olá pessoal,por favor estou desesperado tenho muitas manchas brancas pelo corpo,passo cetoconazol e não melhora,não sei oque fazer essas manchas acabam com minha alto estima..tenho muito contato com o sol devido meu trabalho e só piora..por favor me ajudem obrigado.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e, se aprovados, serão postados.

Não serão aceitos:
- Palavrões, xingamentos ou ofensas a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Citações de nomes de profissionais da saúde.
- Comentários com único intuito de propaganda.
- Não faço diagnóstico e nem indico tratamento por aqui. Não insista, por favor!
- Não peça interpretação de exames complementares, pois isso só é possível ser realizado pelo médico que acompanhou sua história e exame físico.

Obs: Os comentários dos leitores não necessariamente condizem com a opinião deste blog.