Ascaridíase (Lombriga)

Eliminação de lombrigas pelo ânus

      Ascaridíase é uma doença conhecida também como lombriga ou bicha e é causada por um verme cilíndrico, chamado Ascaris lumbricoides. Esse verme tem sexo definido, ou seja, existem machos (que podem chegar a 30 cm de comprimento) e fêmeas (que chegam a 40 cm). Há relatos de que uma outra espécie (Ascaris suum), que causa a doença em suínos, pode também infectar o homem.
     Esse parasita está presente em quase todos os países do mundo, principalmente nas regiões mais quentes e mais pobres.  Infecta homens e mulheres, em qualquer idade, porém as crianças são, com certeza, as mais atingidas.
    A lombriga pode viver de 1 a 2 anos (em condições apropriadas) e cada fêmea pode colocar 200 mil ovos por dia! Esses ovos podem ficar viáveis no ambiente por cerca de 4 anos. Esse é um dos motivos dessa doença ser tão prevalente no mundo.



TRANSMISSÃO
     Através da ingestão de água ou alimentos contaminados com ovos da lombriga. Pode também ocorrer a transmissão por objetos ou pelas mãos, quando são colocadas na boca. Durante o ciclo de vida desse verme (ainda no estágio larval), há uma fase em que ele passa pelo aparelho respiratório. Assim, nesse período, pode ocorrer transmissão através de contato de outras pessoas com essas secreções (Ex: beijo; se o infectado tossir ou espirrar sobre algum alimento). Insetos (moscas, mosquitos e formigas) também podem carregar os ovos e contaminar alimentos. Por último, vale dizer que uma gestante infectada pode transmitir as larvas para o bebê, pois as mesmas passam pela placenta (mas a criança apenas desenvolverá a doença após o nascimento). Transfusões de sangue não são veículos de transmissão, pois os ovos geralmente ficam retidos na agulha, além de o processo de armazenagem do sangue não permitir a sobrevivência deles por muito tempo.

SINAIS E SINTOMAS
     As larvas saem dos ovos no intestino delgado e atingem vários órgãos durante sua vida. Quando adultas, permanecem no intestino. Dessa forma, vários sintomas podem ocorrer, principalmente os relacionados ao sistema gastrointestinal. Estima-se que 30% da população mundial esteja infectada, portanto, a maior parte não apresenta nenhum sintoma. Quando há mais de 10 vermes no intestino (esse número pode chegar a 200), surgem problemas, tais como:
- Febre; inflamação intestinal que leva à diarréia com muco e sem sangue; cólicas intestinais; má digestão; emagrecimento e anemia (pois o verme consome parte dos nutrientes ingeridos); obstrução intestinal (principalmente em crianças); tosse; aumento na produção de muco nasal; pneumonia parasitária e crises asmáticas. A obstrução e essas complicações respiratórias só acontecem se o número de parasitas for muito elevado. No caso da “asma” e da pneumonia, esses problemas desaparecem assim que se elimina o parasita. Quem nunca ouviu alguém dizer: “Ah, meu filhinho tinha asma, mas depois que nos mudamos, ele sarou”? Pode ser que o que essa criança tinha não era asma verdadeira e sim, lombriga! Se ela morava em uma área onde essa doença é comum, essas crises poderiam ser provocadas pelas larvas presentes no aparelho respiratório da criança. Quando se mudou, não teve mais ascaridíase e a “asma” desapareceu.
     Quanto às lombrigas saírem pela boca ou pelo nariz, realmente pode acontecer. Elas ficam no intestino delgado do doente, mas eventualmente podem voltar para o estômago e provocar vômitos. Nessas ocasiões, os vermes podem sair por diversos orifícios, como a boca, o nariz e até as orelhas (o que é raro), rompendo o tímpano. Se uma pessoa com lombriga morrer, a tendência é que, devido à queda na temperatura corporal, os vermes comecem a sair pelos
mesmos orifícios, além do ânus. 

DIAGNÓSTICO
    O médico analisará os sintomas descritos pela pessoa e poderá pedir alguns exames laboratoriais. O principal é o exame parasitológico de fezes, mas em alguns casos são necessárias análises sanguíneas (pesquisa de anticorpos) ou de secreções respiratórias (quando há pneumonia, por exemplo). Em casos de suspeita de obstrução intestinal, pode ser necessário um Raio-X abdominal.
   
TRATAMENTO
     O mais comum é a utilização de Albendazol, Mebendazol ou Ivermectina (gestantes não podem tomá-los), Levamizol ou Citrato de Piperazina (associada a outros compostos), em casos de obstrução intestinal. Em gestantes, geralmente o médico decide usar o Pamoato de Pirantel, por ser mais seguro. Dependendo do medicamento, após cerca de 20 dias é necessária uma nova dose para exterminar eventuais parasitas sobreviventes.
     O tratamento para a ascaridíase é simples, exceto nos casos em que já houve complicações, porém SEMPRE deve ser acompanhado por um médico, já que alguns desses medicamentos (principalmente os que possuem nomes terminados em "zol") “matam os vermes aos poucos”, o que facilita a entrada deles em cavidades internas do corpo, como apêndice, ducto pancreático e vesícula biliar, gerando inflamação nesses locais, o que traz sérios problemas, muitas vezes com necessidade de cirurgia.
     Vale destacar ainda que já existem relatos de resistência do microorganismo a medicamentos, o que aumenta ainda mais a importância de um correto acompanhamento médico. Outro ponto importante: Não basta tratar. Deve-se também pesquisar a possível origem da infecção para evitar novos contágios.
Atenção: O blog Saúde a fundo tem apenas caráter informativo em relação às doenças. Jamais utilize essas informações como forma de substituir uma avaliação médica, pois apenas o médico poderá realizar um correto diagnóstico e um tratamento específico para cada caso. Jamais se automedique. É muito perigoso para a sua saúde!

PREVENÇÃO - PROFILAXIA
- Os tratamentos tradicionais de esgotos não eliminam os ovos da lombriga. Portanto, vão parar nos rios, o que aumenta a importância de consumir água bem tratada, filtrada ou fervida.
- O congelamento não mata os ovos, assim, deve-se cozinhar ou lavar muito bem os alimentos congelados!
- Higiene pessoal (lavar sempre as mãos e não colocá-las na boca).
- Lavar bem as frutas, verduras e legumes.
- Evitar o consumo de alimentos tratados com estercos animais.
- Tratar os doentes, evitando que eles contaminem outras pessoas.

Autor: Wésley de Sousa Câmara
 
Referências:
NEVES, David Pereira; Parasitologia Humana. 11ª edição, 2004. Editora Atheneu.
http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1724/ascaridiase.htm (acessado em 03/06/2011)

172 comentários:

  1. ola quero falar sobre as lombrigas elas como sao nunca vi? e como ganhamos e so sen comer comido nao e nao comer?sabe alguma maneira de tirar estes bixus desculpa quer dizer?viros tas i entao pensei fazeren uma espuzisao na escola eb/23 D.Pedro4 mindelo asin sabiao melhor os alunos como era ese probulema.se tivere erros desculpen pelos erros.e xau

    ResponderExcluir
  2. Anônimo...

    As lombrigas são exatamente como estão na foto deste texto. Procure no google imagens dela e aparecerão centenas de fotos. Parecem "minhocas", mas são maiores e claras (branco ou amarelas). Como disse no texto, a pessoa se infecta se ingerir água e alimentos contaminados. Por isso tem que ter cuidado com o que come e com o que bebe. O tratamento é à base de medicamentos, que matam essas lombrigas, mas só o médico pode indicar a melhor solução para cada pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Wesley

    A paz

    Excelente matéria com teor altamente instrutivo. Lugar comum do Saúde a Fundo.
    Parabéns
    Prossiga
    Alberto

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da matéria, ajudou no meu seminário :)

    ResponderExcluir
  5. Ótimo artigo, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. as lombrigas parecem macarrão grosso, e tem dois olhinhos bem pequenos e pretos. quando eu era criança eu tomava lombrigueiro e saia umas. na epoca dos anos 80 e 90 a maioria das crianças tinham, hoje nem acredito que ja tive essas porcarias. é mais comum em crianças do que em adultos. acho que eu tinha porque comia muita carne de porco naquela epoca, hoje não quero nem ver carne de porco na frente

    ResponderExcluir
  7. Ola...
    adorei o site pois ele me ajudou a fazer um trabalho de biologia...
    essa imagem me fez querer nunca mais comer macarão na mnha vida e tomar mais cuidados!!! BY: TCHELL0O

    ResponderExcluir
  8. boa noite a todos, estou com uma duvida e espero alguem me ajudar. Estou gravida de 4 meses e pela primeira vez ao fazer as minhas necessidades vi uma lombriga, mas ela estava morta. Sera que corro o risco de ter mais? e se tiver tem tratamento durante o periodo de gravidez? obrigado e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Veja bem: para sua segurança e para a segurança do seu bebê, não tome nenhum medicamento durante a gravidez sem prescrição médica, pois muitos deles podem causar sérios danos e irrreversíveis. Gestantes e lactentes podem tomar apenas alguns medicamentos e só quando realmente necessário.
      É claro que você deve eliminar esses vermes, mas primeiro precisa ter certeza que se trata de uma lombriga (ascaridíase). Sendo assim, procure um médico e ele lhe pedirá um exame para confirmar. Se realmente era uma lombriga o que você viu, a chance de haver outras é grande, mas se tratar corretamente vai ficar livre delas facilmente.
      Quase todos os vermífugos são contraindicados para gestantes, pois podem causar sérios danos ao feto. Se confirmada a doença, provavelmente lhe será indicada "Pamoato de Pirantel", que é geralmente a escolha para grávidas. Mas repito, não tome por conta própria, pois além de precisar de uma confirmação, precisa ver questões de dose e da melhor forma de tomar.
      Procure um médico e melhoras.

      Excluir
  9. foi otimo estou com esta bacteria e vou me tratar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure ajuda médica. Obs (curiosidade): Lombriga não é bactéria, é um verme classificado como "nematelminto".

      Excluir
  10. EU GOSTEI MUITO PROVA HOJE...AJUDA DE MAIS BRIGADA...

    ResponderExcluir
  11. Olá. Ultimamente comecei a emagrecer e a aparecer pano branco na minha pele. Fiz um exame de fezes e deu lombriga. Agora vou tomar o remédio, mas não sei qual seria o mais recomendado. Estou com um pouco de medo de tomar medicamento, pois vc falou que algumas lombrigas podem ir para o apendice. Isso pode acontecer em todos os casos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se você realizou um exame parasitológico de fezes, deve ter se consultado com um médico, certo? Logo, leve o resultado a ele e ele lhe prescreverá um medicamento. O médico analisará o seu caso e lhe recomendará o mais adequado. Muitas vezes o
      "melhor" para uma pessoa pode ser o "pior" para outra. Tudo é relativo e esse é um dos motivos de não fazermos automedicação e de não ser permitido prescrições pela internet. Não são em todas as pessoas que acontece essa migração de vermes para "orifícios" intestinais e também não são todos os medicamentos que causam isso. Dessa forma, retorne no médico com o resultado do exame e ele lhe indicará um tratamento bem simples e seguro, ok?
      Melhoras.

      Excluir
  12. ola eu tomei albendazol sem prescrição medica e tomei pq senti dores na barriga e tremores no estomago mas e fui no banheiro e nao saiu nada nas fezes mas agora estou sentido um mal estar na barriga uma azia e os tremores no estomago continuam sera que e uma reaçao ao remedio ou vermes me ajuda ai e fazia uns tres anos que não tomava vermifugos...

    ResponderExcluir
  13. cara tomei albendazol sem prescrição medica e to com um baita dor no estomago e mal estar sendo que ja fui no banheiro e nao saiu nada nas fezes isto pode ser uma reação do remedio e se eu tiver com vermes sairão desmanchado pois ja fazia uns tres anos que nao tomava remedio.. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan, não é muito comum esses sintomas, mas pode acontecer sim. Recomendo que procure um médico para avaliar se isso tem a ver com o albendazol ou não. Quanto às fezes, depende do tipo, do tamanho e da quantidade de vermes para saber como sairão. Podem sair inteiros ou fragmentados. Não há "regra".

      Excluir
  14. A proporção desses vermes em crianças abaixo de 2anos pode ser alta? É necessário o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei lhe informar a prevalência de ascaridíase nessa faixa etária, porém no geral, afeta 25% da população mundial e a idade mais comum é a faixa 2-10 anos.

      Excluir
  15. é verdade que os doces nao sao causadores e lombrigas? Porque todo mundo relaciona doce com lombriga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menos que o doce esteja contaminado (o que não é muito comum), não há nenhuma relação. Também não há evidência comprovada que quem tenha lombriga coma mais doces. Ou seja, é apenas mais um "mito popular". O que gera lombriga são ovos de lombrigas, que podem contaminar alimentos, objetos ou as mãos.

      Excluir
  16. obrigada pelas respostas anteriores. É sempre bom ter pessoas competentes para tirar nossas dúvidas. Valeu

    ResponderExcluir
  17. Ola, sou a Ana, Dr. hoje meu filho de 1ano e 10meses eliminou feses com pequenos fiapos, da expessura de uma agulha de costura, sera q pode ser vermes? Era uma boa quantidade, por isso me apavorei um pouco. Q eu me lembre nao dei nenhum alimento q resultasse nisso. Mesmo sendo nojento olhei muito bem as feses na fralda. Tomo todos os cuidados possiveis e ainda é pouco. Me oriente. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Pode ser vermes sim. O ideal é que o leve no pediatra para que seja avaliado. Caso não seja possível, procure um médico de fácil acesso para que o examine. Mas não há motivos para pânico. Só não ignore e procure ajuda médica. Melhoras a ele.

      Excluir
  18. Dr° Wesley, quando a pessoa estar com verme, qualquer hora ela pode tomar o remédio para matar a verme, ou tem algum tempo certo. Antigamente, falava que tinha que esperar um tempo para as vermes acalmar, para poder tomar o remédio, isso e verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, o problema é que mesmo se achar que estão "calminhas", quando tomar o medicamento pode complicar (como explicado no texto). A automedicação nunca é indicada. É sempre perigosa. Procure um médico.

      Excluir
  19. http://www.youtube.com/watch?v=GN2b6xCrUCA
    nesse video aqui sera se essa pessoa sobreviveu ?precisava saber.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim. Dá para ouvir o som da monitorização e acredito que não tenha ocorrido maiores problemas. Mas é um caso extremo (e raro).

      Excluir
    2. ha me add ai pra tirar umas duvidas
      faby.vieira 17@hotmail.com

      Excluir
  20. Se a pessoa manter contato com a terra contaminada com ovos do verme (exemplo crianças brincando no quintal) ela também é contaminada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ovos podem sobreviver de 15 a 20 dias no ambiente, portanto, se brincam em um local contaminado e levam as mãos à boca, pode ocorrer sim.

      Excluir
  21. Meu Deus! Essa foto no começo é real?

    ResponderExcluir
  22. Tive lombrigas fui ao medico e fiquei bom. Agora voltaram a aparecer e já marquei consulta. São uns bichos brancos com 2 centímetros. Serão lombrigas ou algo pior? E será que que estou condenado a aparecerem diversas vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente o seu médico, na consulta, poderá lhe responder. Pode ser que seja lombriga ou outra verminose qualquer. E independentemente qual seja, deverá encontra a fonte (causa) de infestações seguidas. Melhoras

      Excluir
  23. quanto tempo demora o medicamento a fazer efeito ? E o que lhes faz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em poucos dias, se o tratamento for eficaz. Mas a resposta depende do tratamento e do organismo. É muito individual.

      Excluir
  24. as vezes quando eu vou defecar sai algumas vermes pequenos e branco, e fica se mechendo da espesura de um fiapo e bem pequenos. Gostaria de saber de e lombriga ou outro tipo de verme?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente o exame parasitológico de fezes poderá dizer. Procure um médico. Melhoras.

      Excluir
  25. Olá, tenho SII e fui tomar um vermífugo de 3 dias, mas depois de 1 dia e meio me deu muita dor abdominal e diarréia. Interrompi o tratamento. Pode ter algum efeito ruim? E gostaria de saber se é normal ter esses sintomas e se deveria ter continuado o tratamento?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal efeito que pode ocorrer é justamente o tratamento não fazer efeito. Rsrs. Mas enfim, pode ocorrer sim algumas reações, mas leves. Se teve uma reação muito forte (sem que o médico não o alertasse), fez bem em interromper. Ele deveria ter lhe dito quais reações poderia ter, para que soubesse o que é e o que não é normal. Mas retorne ao médico para ele avaliar se há necessidade de lhe indicar um outro tratamento. Melhoras

      Excluir
  26. Oi tenho19 anos e estou tomando remedio mebenix...
    Tomei dois comprimidose estou com medo de ir ao banheiro e evacuar vermes ou lombrigas queria sabe se os vermes saem dissolvidos ou sai inteiros estou com muito medo...
    ja tomei dois comprimidos falta 1 e faz dois dias quee nao vou ao banheiro com medo de eles sairem inteiros ou vivos tem ricos deles saem pela boca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não precisa ter medo. Tudo depende do verme, do medicamento, da pessoa... Se tiver algum verme, é provável que saia pedacinhos, às vezes dá pra ver, ás vezes não. Mas não precisa ter medo. Provavelmente nem perceberá e mesmo se saírem inteiros eles mal se mechem (provavelmente estarão mortos). E sair pela boca é algo raríssimo e ocorre quando há intensa infestação e com o uso inapropriado de alguns medicamentos. Não é o seu caso. Pode ir ao banheiro sem medo. Abraço.

      Excluir
  27. ola wesley,eu fiz o tratamento com mebendazol por tres dias,mais no quarto dia eu ingeri bebiba alcoolica,e nao vi resultados,sera que por conta da bebida o remedio nao fez efeito??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve ser por isso. Lembre-se que nenhum medicamento é 100% eficaz.

      Excluir
  28. Olá Wesley,uma pergunta: podemos associar como sintomas alguma irritação da criança? minha filha tem 1 ano e 6 meses tem uns 20 dias que teve um problema respiratório, como falta de ar chiado no peito e tosse com muco e depois pegou nojo da mamadeira, ela é muito bebe pra parar de mamar, desde então só come frutas, iogurte e mama um pouquinho no peito pois quase não tenho leite. resumindo: podemos associar como algum indicio de contaminação por lombriga ou outra verminose o fato de ela ter tido problema respiratório, ter abandonado a mamadeira e estar mais nervosinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Poder, pode sim, embora não seja tão claro e típico. Mas praticamente nada é óbvio ou impossível quando se fala em saúde, então é aconselhável que a leve em um pediatra para que analise o caso dela e ver se tem algum motivo claro que pode ter ocasionado isso.

      Excluir
  29. Oi estou com este bixo e o medico me preescreveu um zol so que mandou todos os menbros da casa fazer o tratamento mesmo os que tiveram exames negativos para ovos e larvas porque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como saber o motivo. Ele pode ter suspeitado que outras pessoas também pudessem ter (exame de fezes não tem 100% de "eficácia"), por exemplo.

      Excluir
  30. oi , minha filha tem 11 anos e ja faz uns 25 dias que ela esta tendo umas crises de falta de ar levei ela ao pediatra e ele disse que isso é verme ele passou para ela tomar 5 doses de albendazol , ela terminou de tomar sexta feira , mas continua dando as crises e geralmente são só a noite, ela acorda engasgada e com falta de ar, sera que o remedio ainda nao fez efeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure novamente o pediatra para reavaliar a criança. Em geral esse tempo já deveria ser suficiente para ela ter melhorado.

      Excluir
  31. Wésley Câmara oq vc tem a dizer sobre oxiuros acho q é assim o nome do verme, eu já tava que nem cachorro quando ta com verme se arrastando no chão, coçava muito o anus ou anos sei la, mais eu ñ coçava pq li na internet q pode os ovinho se grudar na mão e ficar pior,eu lavo as mãos toda hora, eu fui no médico hoje ele me receitou mebendazol 100mg 2 comp dia durante 3 dias e albendazol 400mg 1 comp durante 3 dias, ñ me receito nenhuma pomada,comecei tomar hoje, marquei o isame de merda p/ dia 11/09,tomei o remédio de manhã pelas 10:00 e agora é 21:30 parou de coçar, pelo oq eu vi na net, o bicho é tenebroso,tem gente dizendo que tem o bicho já faz mais de 7 anos e ñ conseguiu acabar com eles, eu tenho cachorro aq em casa sera que eu peguei deles?eu to pensando em me desfazer deles,aq em casa eu tirei todos os moveis p/ fora e lavei a casa toda,esterilizei o banheiro, lavei forro de cama, fiz um chá de cueca,fervi bem fervido,no chão de casa joguei pinho,água sanitária com um pouco de soda..vc conhece algum tratamento bom que acabe com o bichano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havendo "Oxiuríase" (Enterobíase), ou oxiúros, o que existe é a possibilidade de se autoinfectar se coçar, não lavar bem as mãos e depois ter contato com alimentos ou com a boca. Não precisa de pomada, pois esse tratamento é eficaz (tome direitinho como prescrito, mesmo que melhore antes). Se não melhorar, retorne ao médico. O exame de fezes servirá para pesquisar outras verminoses, pois para oxiúros raramente são encontrados neste exame, mesmo que a pessoa esteja com o verme. Não dê fim nos cães por causa disso, pois eles não tem culpa nenhuma. Rsrs. Esse verme afeta apenas humanos. Coceira de cachorros é outra coisa. Tenha bons hábitos de higiene, lave bem as mãos antes de comer, de usar o banheiro, após chegar da rua e após "se coçar". Mantenha as unhas bem curtas e evite coçar o ânus com as mãos desprotegidas. Se tiver outras pessoas que moram com você, é bom que todos sejam tratados. Troque as roupas de cama TODOS OS DIAS, assim como toalhas de banho e de rosto, enquanto estiver em tratamento.
      Lave o vaso sanitário e a pia/torneira diariamente também enquanto estiver tratando.
      Melhoras.

      Excluir
  32. Oi eu tenho uma filha de 8 meses fiz exames pra verme ate o fim da gravidez e nunca tive nada
    Mas ontem eu fui ao banheiro e saiu uma verme metade na minhas feze e metade solta mas ela tava morta..
    Agora eu to com medo meu marido e farmaceutico e mando tomar Zentel mas eu tenho medo delas sairem enteiras ou vivas.É aquela verme mas comum..esse remedio e bom...
    Me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, este medicamento é o Albendazol e é eficaz para a maioria das verminoses mais comuns (dose única, 400mg, talvez por 3 dias). Porém o aconselhável é que isto seja prescrito por um médico após colher a sua história e se necessário, realizar um exame de fezes. Não é indicado sair tomando "vermífugos" sem acompanhamento pois existe possibilidade (embora raras) de complicações. Quanto ao medo de saírem inteiras ou vivas é algo que não precisa ter. Mesmo que isso aconteça, elas são inofensivas. Tomando o medicamento elas sairão de alguma forma, só não dá para prever o aspecto delas. Mas isso é algo que não precisa temer.
      Porém é provável que esteja amamentando, sendo assim, por não se saber exatamente se o uso de Albendazol na amamentação pode prejudicar a saúde do bebê, não é recomendado seu uso neste período (a menos que haja urgência médica na eliminação dos vermes).

      Excluir
  33. Ola.
    Eu tenho 17 anos e tive vermes quando pequena...
    Ja faz uns meses que nao fasso exmes pra verme mas oi menos uns 10 meses..
    Ontem saiu uma verme nas minhas fezes morta e depois disso eu comesei a sentir um bolo na garganta...Sera que e verme??
    Minha mae acha que eu fiquei muito empresionada com os programas de tv e por isso so pq descubri que to com verme axo que tem algo na minha garganta...
    Me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem certeza que viu nas fezes, é provável que esteja com "vermes", mas a questão da garganta pode ou não ter relação com isso. Esse "bolo" é mais fácil de ser "psicológico" pelo que viu, mas é recomendável que procure um médico para investigar e tratar. Só não há motivo para desespero. Melhoras.

      Excluir
  34. Oi queria saber quanto tempo o albendazol demora pra fazer efeito e se e eficaz no tratamento daquelas verme comuns?
    Eu tomei hoje e estou com medo de ir ao banheiro e sair aquele bicho enteiro e vivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tomado corretamente a eficácia é bem alta (não é 100%) e em poucos dias elimina os vermes. Não precisa ter medo, independentemente de como saia. É simples e não causa problemas.

      Excluir
  35. Oi eu ja perguntei antes mas to mas apavorada agora...
    A uns 4 dias eu fui evacuar e saiu uma verme pelo o que eu vi ascarius....E depois do mesmo momento eu comesei a sentir uma coisa na garga como se tivesse cumida algo que nao desceu. Comprei zentel mas eu li em outro site e o medico dizia que pra sair sozinha sem eu tomar nada e porque eu to com muitas e o estado e critico..agora to com medo de tomar o remedio e elas comesarem a sair um monte inteiras e pela boca ouvido...to apavorada...Ah hj eu fui ao banheiro e nao saiu nada mas e
    ainda nao bebi o remedio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A possibilidade dos vermes migrarem para diversos locais ("Migração errática") é um dos motivos de não ser recomendado o uso desses medicamentos sem prescrição médica. Por isso, o que tem a fazer é procurar um médico, que irá examiná-la e prescrever a terapia mais eficaz e mais segura para você. Em medicina não se deve tratar a todos da mesma forma e sim, avaliar caso a caso.

      Excluir
  36. Estou grávida, e não consigo fazer necessidades maiores e estou a achar que estou fom bichas e não sei o que tomar, me sinto pesada, cuspo catarros e quando acontecr isso sinto me aflita com falta de ar a barriga dura, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Primeiramente o que tem a fazer é realizar um acompanhamento médico durante a gravidez (pré natal). Se não for retornar ao seu médico tão cedo, procure um médico qualquer e ele lhe examinará. Ele vai avaliar se realmente está com "vermes", vai analisar qual verme é e vai indicar ou não um tratamento agora. Na gestação ideal é não usar nenhuma medicação, a menos que seja realmente necessário. E quando precisa, deve ser avaliado qual medicamento pode tomar (a maioria não pode, pois pode trazer sérios problemas ao bebê). Ou seja, tem que ser avaliada em uma consulta médica. NÃO tome medicamentos por conta própria nesse período (e nem quando estiver amamentando). Melhoras

      Excluir
  37. Olá tomei albendazol e nao sentir nada de diferente ainda...Tomei dose unica,me disseram que ia da dor de barriga e eu nao tive nem vontade de evacuar ainda...E depois de 2 horas comesei a sentir muita fome...
    Isso e normal ou significa que elas nao morreram?
    Ah e elas vao desmanchar igual a cumida ou vao fica penduradas no meu anus...
    E se for muitas vao sair todas grandona pelo meu bumbumm???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em medicina não há muitas regras e as coisas não são sempre previsíveis. O que tem a fazer é procurar um médico (o ideal era antes de tomar o medicamento, mas já que tomou, procure no primeiro sinal de anormalidade).

      Excluir
  38. A um tempinho atrás fiz uns exames, e constou que eu tinha vermes, não tratei de imediato, e hoje, eu tenho prisão de ventre, secreção nas fezes e até hemorroidas.
    como posso resolver isso doutor?
    Parabéns pela iniciativa e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para resolver precisa descobrir qual a causa disso. Ou seja, procurar um médico para que o consulte e investigue o problema. Não tem outra forma. Melhoras.

      Excluir
  39. Doutor eu aprendi fazer um chá que elimina os vermes
    com Hortelã pimenta e leite desnatado...
    mas soube também que os vermes podem sair pela boca, nariz e até ouvidos. isso pode causar a morte? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço a eficácia (não disse que tem ou que não tem e sim, que não conheço) e a segurança desse chá. Alguns medicamentos podem causar esse tipo de migração dos vermes, mas quando estão em altíssima quantidade. Mesmo assim é raro. Dependendo do orifício que entrem, podem trazer complicações, como apendicite. A morte seria ainda mais raro, dentro de algo que já é raro.

      Excluir
  40. Evacuei e notei uma lombriga de cor branca, o medico já havia me receitado albendazol há umas 3 semanas, apenas por prevenção, agora estou com medo de tomar e ficar alguma enganchada, devo procurá-lo novamente ou tomar o remedio que ele passou apenas por prevenção? 1 capsula durante 5 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver facilidade em retornar, é o mais indicado. Se não der, não acredito que tenha problemas com o medicamento, pois já foi consultada e foi ele que indicou. Como é um medicamento muito usado para este fim também, não é uma contra indicação. Normalmente o verme sai sem nenhum imprevisto desse tipo. Melhoras.

      Excluir
  41. ola meu filho soltou quatro vermes pela boca vomitando sendo duas pequena e ontem eu tinha dado pra ele um remedio dose unica albendy so que em menos de cinco minutos ele vomitou sera q ele ta soltando essas vermes porque dei esse remedio sem prescriçao medica ele tem treis anos estou dessesperada obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa procurar um médico e não dê essas medicações a ele por contra própria, principalmente por causa da idade. Se ele vomitou em pouco tempo, é provável que o medicamento não tenha exercido seu efeito.

      Excluir
  42. ola meu filho esta soltando muitas vermes o medico ja passou o mebendazol e mesmo assim elas vao saimdo de monte umas pequenas brancas outras grandes e com cor mais escuras e vivas e normal ??desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode sair por um tempo. Tome a medicação conforme prescrito e retorne ao médico caso esteja marcado ou caso tenha algum problema.

      Excluir
  43. Ola, minha Filha tem 11 Anos come muito doce e tem manchas brancas na pele, aqui nos Estados unidos os medicos parecem nao acreditar neste tipo de doenca. Vc ache que estes sintomas dela podem ser vermes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para descartar, mas como ela vive aí, os médicos daí estão mais cientes da epidemiologia local. Se as condições de vida e higiênicas são boas, a probabilidade disso diminui. Mas precisa continuar procurando ajuda médica até que o problema seja identificado e resolvido.

      Excluir
  44. Boa tarde , meu neto tem um ano e seis , depois que ele tomou , por três dias Mebendazol e no quarto dia Metronidazol ,pela manhã ele colocou uma verme pela boca estou com medo que saia mais .Estou desesperada , estou pensando em suspender o remédio e voltar coma pediatra . me ajude visto que hoje e sábado e só posso consulta-lo na segunda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, isso é relativo, depende do caso, da gravidade, de como foi essa eliminação do verme... Não posso dizer para tomar ou parar de tomar, pois somente o pediatra que fez a indicação, que o conhece e que o examinou conhece o caso. Porém, se ele passou mal e eliminou o verme, poderia parar e procurar novamente o pediatra na segunda feira para que ele explique se o tratamento continuará o mesmo e que a tranquilize caso seja esperado isso acontecer com o garoto. Caso ele tenha apenas eliminado o verme sem maiores problemas, não há motivo para pânico e o tratamento poderia continuar. Como ele é ainda muito novinho, não há muitas opções de medicamentos seguros. Melhoras ao garoto.

      Excluir
  45. Oi eu tomei albedazol e esto com medo de defecar.. tenho medo de po vermes inteiras .. sera q saira inteira ou viva ou mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter medo. O tratamento quando feito como prescrito é seguro. Como sairão os vermes não dá para afirmar, mas possivelmente sairão mortos. Nada absurdo. Acalme-se.

      Excluir
  46. Bom dia. Estou grávida de seis meses e no exame de fezes foi detectado ovos de Ascaris. Meu médico receitou Mebendazol e disse que nessa fase da gravidez já é possível tomar pois os benefícios justificam os riscos,mas pelo que li ele pode fazer mal ao bebê. O que faço? Não tenho cólicas ou outros sintomas e meu intestino funciona normalmente. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu médico receitou é porque considera seguro (e realmente o período "crítico" - de formação dos órgãos - já passou) e necessário. Talvez não tenha sintomas, mas ele tenha detectado uma deficiência nutricional que pode afetar o bebê, por exemplo. Procure seguir as instruções médicas, pois ele conhece seu caso melhor que ninguém.

      Excluir
    2. Wesley, muito obrigada pela resposta e atenção. Parabéns pelo trabalho.

      Excluir
  47. ola sou fabricia tenho dois filhos um 4 e de 2 o de 2 esta fazendo muito coco ao dia e toda vez que ele faz sai ,arroz entero fejao inteiro tudo que ele come sai intero sera que e lombriga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa levá-lo a um pediatra. E se ele está defecando arroz e feijão inteiros é sinal que não está mastigando. O problema começa com uma alimentação feita da forma errada. Além disso terá que avaliar se o sistema digestório dele está funcionando corretamente. Não necessariamente tem a ver com lombrigas.

      Excluir
  48. Ola Dr meu filinho tem um ano equatro meses hoje ele soultou um verme pelo nariz corri com ele no medico e a medica me receitou albendazol e logo comprei dei pra ele mas depois de de uma hora e meia ele vomitou ele.ja tinha jantado e vomitou tudo e saiu um outro verme e desde entao tudo q ele come bebe ele vomita so que ele comecou o tratamento hoje nao sei mais o que faserme ajude Dr:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve ele a um pediatra e em caso de emergência, leve ele a algum serviço de pronto atendimento. Uma hora e meia é provável que o medicamento tenha sido absorvido em sua maioria, então não fará muita diferença. Dê o medicamento por quantos dias foi prescrito e não deixe de levá-lo novamente ao médico em caso de qualquer alteração.

      Excluir
  49. Eu vou contar aos meus pais que estou com dor de barriga pra eles nao ficarem tao preocupados mas estou com muito medo pq ja vi varias mortes dr, da pra morrer com essa cirurgia quero saber o mais rapido posssivel tenho 11 anos pf me responda :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, você sequer foi consultado (a) e já acha que terá que fazer cirurgia? Isso só ocorre em casos excepcionais (bem incomuns). Procure um médico e ele lhe indicará um tratamento eficaz, ok? E mesmo que precisasse de cirurgia, é bem segura. Não precisa entrar em desespero. Melhoras.

      Excluir
    2. Mais apareceus essas coissas brancas das minhas fezes e estou com medo mais ja estou um pouco mais calma
      Se eu tiver duvivda me responda ok? Pq ainda vou falar hoje pra minha mae obg

      Excluir
  50. Agora ja recebi o medicamento vamo ver se da certo :)

    ResponderExcluir
  51. O Dr tenho uma duvida,minha urina esta com cor de marca texto e minhas fezes parece que nao sai os vermes remedio annita ele è bom mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A urina pode ser por alimentação (algumas vitaminas), medicamentos ou por algum suplemento que tomou. Annita é um medicamento que age contra uma série de vermes e de microorganismos, desde que tomado corretamente conforme a indicação. Obs: não prescrevo ou indico medicações e isso deve ser visto em uma consulta médica para que seja seguro e eficaz.

      Excluir
  52. Estou cm vermes , sinto um bolo na minha garganta , e vai fazer três dias que nao faco minhas necesidads por medo de elas sairem inteiras , mas ja tomei albendazol e mebendazol e agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter medo de ir amo banheiro. E a menos que tenha um diagnóstico por exame de fezes ou que tenha visualizado claramente algum nas fezes, não tem como saber se tem ou não. Mas o que deve fazer é procurar um médico e evitar essas automedicações. Melhoras.

      Excluir
  53. Ola dr..tem anos que não tomo remédio de verme,só tomei quando criança,hj tenho 28 anos e semana passada tosse e tem saiu uma lombriga da minha boca grande,estou tomando Abel..5dias direto só que parece que tem alguma coisa na minha garganta estou tossindo muito,parece que o negocio sobe e desce,e uma coisa parece pequeno..some e depois aparece será que e mais lombriga??josy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como dizer. Precisa procurar um médico para que seja consultada. Melhoras

      Excluir
  54. Dr . Estou melhorando mas as vezes minha barriga da uma dor insuportável ( Mas Não Tenho Mais Ansia De Vomito Parece Que Estou Melhor ) E fico preocupada será que pode ser algo grave ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, mas qualquer anormalidade, procure um médico. Só ele poderá lhe responder sobre seu caso.

      Excluir
  55. Olá, eu tomei o remédio para matar as lombrigas que a média me recomendou, Passados três dias as lombrigas ja deviam estar mortas não é? É que eu abocado evacuei e tinha lá as lombrigas inteiras e vivas e tiinhas tumado o remedio há 3 dias. Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos o tratamento deve ser repetido após alguns dias. Mas procure um médico para saber qual medicamento, por tanto tempo deve tomar e quando pode tomar novamente. Melhoras

      Excluir
  56. O DR, essa cirurgia depois de acabar ,vc sente algo porque nunca fiz isso, e tbm posso tvz fazer ela se puder me responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tem indicação de cirurgia para "lombrigas", que é algo muito raro nesses casos. Caso algum dia tenha necessidade de algo assim, o médico conversará e detalhará tudo sobre o procedimento.

      Excluir
  57. Eh seguro essa cirurgia .... ( aqui nao te funcionando interrogaçao ) Tem riscos ..

    ResponderExcluir
  58. Quanto tempo de duraçao tem essa cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho esta informação. Para essas curiosidades cirúrgicas o ideal é procurar algum cirurgião geral. Abço

      Excluir
  59. Dr , ha risco essa cirurgia ( curiosidade)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho essa informação. Para essas curiosidades cirúrgicas o ideal é procurar algum cirurgião geral.

      Excluir
  60. Minha filha tem 3 anos e esta com tosse a 2 semanas o medico flou q e verme mais n pediu nenhum exame e mandou dar um comprimido pra ela...estou com medo de dar de noite e dar alguma reacao noturna sera q tem problema...me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele deve ter bons motivos para suspeitar de verme (nem sempre é necessário pedir exames complementares) e se ele indicou essa medicação, é porque é segura e recomendada a ela nessa situação. Essas medicações são seguras quando bem indicadas. Não se preocupe. Melhoras a ela.

      Excluir
  61. Dr. Meu namorado esta com os ovos da lombriga ele esta tomando albendazol o que toma uma dragea e com sete dias toma outra. Eu posso tomar tbm mesmo sem ter feito exame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente é um medicamento seguro,mas não posso indicar por ter vários fatores que devem ser analisados antes de uma prescrição. Além do exame físico, há interações medicamentosas, contraindicação em gestação e lactação, entre outras.

      Excluir
  62. Dr o albendazol é indicado para os ovos da lombriga ou se ja estiver com a lombriga mesmo pode tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se há ovos, há lombrigas e se há lombrigas, há ovos. Se a indicação for correta e o uso também, a eficácia é alta.

      Excluir
  63. Olá, boa noite, estou sentindo umas movimentações estranhas no reto. É verme? Estou assustadíssima. Será uma crise de vermes? Começou agora a noite e não ta parando. Estou com medo de evacuar e sair alguma verme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível responder. Procure um médico se persistir o sintoma para que seja avaliado (a).

      Excluir
  64. Dr. dei albendazol a minha filha de 2 anos em junho faz 1ano que ela tomou o remédio e não aconteceu nada é verdade que tem que dar uma vez por ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Alguns médicos recomendam, outros não. Principalmente em crianças, não deve ser tomado sem indicação. Somente em casos específicos pode ser interessante essa tomada regular. Lembre-se: todo medicamento tem efeitos colaterais e riscos. Somente deve tomar se houver indicação médica após uma avaliação. Quando ela retornar ao pediatra, converse com ele sobre isso.

      Excluir
  65. Legal coisas que precisamos saber

    ResponderExcluir
  66. por favor doutor um dos sintomas de vermes é barriga inchada , colicas e diarreia? voltei de uma viagem e ja tem uns dias estou assim. começei a tomar o albendazol mas dizem que é melhor o triturar com a comida é verdade isso ou posso engolir ele com agua somente? obrigada desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses sintomas podem ocorrer, mas não são específicos de verminoses. Em relação ao albendazol o correto é tomar com água o comprimido todo, sem mastigar ou triturar. Não precisa ser junto com a alimentação.

      Excluir
  67. Dr . tomei o remedio melhorou mas as vezes minha barriga fica fazendo meio de riiih ' e para depois e uns 3 segundos as vezes 6 segundos. Sera que ainda tenho verme .-.

    ResponderExcluir
  68. Olá, Dr. é uma duvida que tenho!! Tomei vitamina sem antes tomar um vermifugo e emagreci um pouquinho acho que estou com verme estou com alguns sintomas que indicam isto, falei com uma amiga farmacêutica e comprei albendazol doze unica 400mg estou com medo de tomar, este remédio pode fazer algum mal e elas saírem inteiras?
    Desde já agradeço e parabéns por esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O albendazol, desde que não haja contraindicação, costuma ser seguro, porém não posso indicar essa auto-medicação e não acho que, a menos que tenha uma forte suspeita, deva ser tomado sem diagnóstico de verminose. Saírem inteiras é uma possibilidade caso tenha essa verminose. Recomendo é falar com seu médico antes de tomar. Obrigado pelo elogio ao blog.

      Excluir
  69. Ola meu filho.tem 11a esta com lonbrigas tomou o medicamento ontem quantos diss leva para morrerem.ele sente algo na garganta que n sai pode ser lombriga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucos dias, uma semana talvez. Isso é muito relativo. Quanto à garganta pode ou não ser. Não é um sintoma específico. Caso não melhore, retorne com ele ao médico.

      Excluir
  70. Oi minha filha já ta com um tempo qué ta com o bumbum cosando '' ela já tomou três tipo de remédio o. Penúltimo foi escaradiu, mais ou menos com um mês voltou a coça e começou a sair um bichinho branco fino e pequeno , so ontem tirei uns 15 do ânus dela ai dei o remédio pyr-Pam. Ela já pegou pneumonia e bronquite asmática. A noite fico sem dormi pq fico, ,tirando esses bichinhos. Oque o senhor me indica ? Me ajude pfvr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Olha, não se recomenda automedicação, principalmente para crianças, portanto, recomendo que marque uma consulta com um pediatra, de acordo com suas possibilidades e disponibilidade dele. Ascaridil é indicado para ascaridíase ("lombriga"), o que não parece ser o caso dela. Essa saída de "bichinhos" pequenos pelo ânus, associado à coceira é típico de Enterobiose ("Oxiúrus"), sendo que o tratamento é simples e geralmente é com outros vermífugos mais comuns (geralmente com albendazol). Porém esse último que ela tomou (PYR-PAM) é eficaz para a maioria dos casos. Certifique na bula que ela tomará da forma correta. E associe a isso medidas de higiene para toda a casa, senão o tratamento não surtirá efeito.
      Lembre-se: se ela coçar e levar a mão à boca, se autocontamina. É transmissível a outras pessoas, portanto troque a roupa de cama, pijama e toalha de banho dela diariamente, lave e seque ao sol. NÃO chacoalhe lençol ou cobertores (pois ovos podem se espalhar pela casa). Lave as mãos dela e as suas com frequência, principalmente antes de comer e lave bem os alimentos. Procure passar um pano na casa diariamente também. Mantenha a casa arejada e tomando o máximo de sol. Lave duas vezes por semana os brinquedos dela. Os que não podem ser lavados deixe ao sol. Dê banho e lave bem o ânus dela todas as manhãs. Mantenha as unhas da sua filha bem curtinhas. Tenha esses cuidados por 15 dias, além de tomar a medicação corretamente.

      O tratamento é simples, porém tem que tomar esses cuidados com ovos que podem se espalhar. Em até 48 horas eles "morrem" no ambiente, mas se o ambiente for quente e úmido eles sobrevivem muitos dias.

      Excluir
  71. E esqueci de falar tbm, qué ela tem apenas 3 aninhos

    ResponderExcluir
  72. Olá dr tenho uma menina de 19 meses e foi-lhe detetado lombrigas tomou um medicamento durante 3 dias mas continuam a sair vivas o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marque uma consulta com um pediatra e ele indicará um outro tratamento. Melhoras a ela.

      Excluir
    2. OLÁ DOUTOR TUDO BOM?

      Tomei remédio para verminoses quando pequeno e sempre tive muito medo. de vez enquanto sinto como se fosse uma verminose querendo sair pelo ânus, estou com pano branco , sinto vontade de come doce e mudança no humor. como posso saber se isso significa verminoses? e se eu tiver realmente com vermes será que vou ter muitas pelo tempo que passei sem ter tomado remédio? desde já agradeço obrigado por tirar nossas duvidas.

      Excluir
    3. Respondendo ao Anônimo de 1 de julho de 2014 00:02:

      Olá. Para ter diagnóstico somente realizando um exame parasitológico de fezes, solicitado pelo médico. Em alguns casos, caso o quadro clínico seja indicativo ele poderá até indicar uma terapia sem o exame. O fato de você ter tomado remédio há muito tempo não significa nada, pois só tem vermes quem se contamina com os ovos deles. Uma pessoa pode nunca tomar medicamento para isso e nunca ter um verme. Depende se foi exposto a eles ou não. Abraço

      Excluir
  73. olá doutor! aqui é a andreia! eu queria saberse é verdade, porq tem 10 dias que eu estou com dor abdominal e sintomas de vermes, fiz o exame de deu negativo! fui ao medico e ela pediu mesmo assim remedio de vermes: annita! e ela disse que poderis ser mesmo assim verme porq tem vezes q nao constata no exame! ai eu estava com medo de sair um monte de lombriga q nem na foto, ou se nao pelo nariz e boca! ai ela disse assim que so em casos extremos onde n cabe mais lombrigas para sair, e que se eu tivesse mesmo com lombrigas teria dado no exame! ela disse que meu caso seria algum verme comum pequeno,
    ou normal! sera que isso é verdade, ou vai poder acontecer de ter lombriga e sair pelo nariz ou boca? por favor me ajuda, estou com muito medo de tomar o remdio para acontecer isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, concordo com ela. Se seu exame deu negativo é provável que, caso tenha vermes (pois o exame de fezes não é tão sensível, ou seja, pode sim dar um "falso negativo". Em outras palavras, pode ter vermes e o exame não detectar), sejam poucos. Esses casos de vermes saindo por todo quanto é lugar são casos incomuns e extremos. Precisa ter uma infestação altíssima, que não me parece nem um pouco ser o seu caso. Não precisa ter medo. Se ela lhe prescreveu esse "vermífugo" é porque você não tem contraindicações. Então, NO SEU CASO, é seguro tomar.
      Melhoras.

      Obs: vale lembrar que essa resposta é a você e outros leitores são casos diferentes e podem não ter indicação e até contraindicação de fazer uso deste medicamento.

      Excluir
  74. olá doutor Wesley Câmara! em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por este artigo esclarecedor!
    bom gostaria de tirar uma dúvida sobre o assunto.
    há cerca de duas semanas fiz um exame parasitológico e neste exame mostrou a presença de ovos de Ascaridíase, sendo que um dia anterior ao exame, ao evacuar percebi que havia uma dessas "lombrigas" com cerca de 5 cm ja morta em meio as fezes. Meu médico receitou que eu tomasse Albendazol uma dose na noite daquele dia e uma outra dose uma semana depois( ou seja ontem) e assim o fiz. porém ainda sinto um mal estar, como se algo se mexesse em minha barriga e subisse pelo meu esôfago, sinto também dores no estômago e diarreia a mais de uma semana. relatei tudo isso ao médico e tudo o que ele disse foi para tomar a medicaçao. minha dúvida é: existe o risco de uma infestação desse verme em meu organismo? qual o tempo estimado para esses vermes estarem mortos e os demais sintomas cessarem ? desde já agradeço sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nyedja, o tratamento para Ascaridíase (lombriga) é dose única de albendazol mesmo. Está correto. E ele sugeriu repetir após uma semana para aumentar a chance de eliminação dos vermes. Porém, nenhum tratamento é 100% eficaz. Ou seja, existe a possibilidade de mesmo tomando corretamente, o problema não seja resolvido.Se continuar com sintomas, retorne ao médico para investigar outras causas. Há ainda a possibilidade de ter outros vermes que não "morrem" com dose única ou com essa medicação. Em poucos dias (não dá para precisar), caso o problema tenha sido resolvido, os sintomas desaparecem. Uma grande infestação gera sintomas graves, que não parece seu caso. Melhoras.

      Excluir
  75. Ola ja fui ao medico fiz medicacao pra s lombrigas e acusou novamente nas fezes tou a fazer segundo tratamento mas ando na mesma com dores de barriga e sai tipo ranho amarelo

    ResponderExcluir
  76. Alguem pode me ajudar to com sintomas de vermes pois muit debilitado quero saber se isso e normal to muito mal tontura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure ajuda médica e se está com sintomas como tonturas, procure um serviço de emergência. Melhoras.

      Excluir
  77. Dr eu tenho muita queimação dores na barriga e fica fazendo uns barulhos ,nunca tomei vermisida e sempre fui meio barrigudinho des de pequeno mesmo fazendo bastante exercícios ,meu naris sempre entupido e mesmo quando não como nada parece que estou com a barriga cheia ,será que pode ser um caso estremo de lumbriga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extremo não, pois se assim fosse já teria tido sérios sintomas, como uma obstrução intestinal. Mas procure um médico para avaliar sua queixa. Melhoras

      Excluir
  78. Olá! Sinto q estou com muitas vermes, as vezes acho que estão na minha garganta até. Existe alguma forma de ser feito um tratamento que as matariam sem me causar maiores danos, tipo; subirem pela boca, sairem pelos olhos...Enfim, tenho pavor de imaginar algo do tipo. Quero muito me tratar, mais gostaria de tomar algo que as triturassem e saíssem nas fezes tipo assim. Será q existe algum tratamento desse tipo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo tratamento visa exatamente essa eliminação pelas fezes. O que não pode é achar que uma exceção, algo raríssimo e que ocorre em casos específicos (altíssima infestação de vermes com tratamento inadequado), será regra. É como perguntar se tem como viajar de avião sem que ele caia. Na verdade a intenção é essa e isso sempre acontece. Quando ocorre uma fatalidade, é algo totalmente inesperado e raro. Procure um médico para primeiramente saber se pode ou não ter uma verminose. Melhoras.

      Excluir
  79. oi DR a uns 4 meses fui ao banheiro e saiu uma lombriga enorme com as fezes em seguida procurei um medico q receitou um tratamento de 7 dias com albendazol mas nestes ultimos meses sinto bastante dor na bariga tontura e ancia de vomito e pela manha
    minha bariga esta sempre inchado e sinto bastante coceira no naris e na regiao anal.
    Ontem comecei a sentir bastante coceira na regiao anal e quando fui ao banheiro saiu varios vermes.
    Sera q o tratamento q eu fiz n deu certo?
    por favor me ajude obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento pode não ter sido eficaz ou, como já tem um tempo, pode ter se "contaminado" novamente. Procure um médico que lhe indicará uma terapia eficaz e conversará com você sobre hábitos de vida para evitar adquirir esses vermes. Mantenha uma higiene adequada, lave bem as mãos sempre, lave bem os alimentos, cuidado onde se alimenta (como nas ruas), use água filtrada/fervida...

      Excluir
  80. Ola Dr. Tenho 40 anos e há 5 anos descobri que tenho calcificação no cerebro, por REM e Tomografia a suspeita de que pode ser por verme morto. Isso pode causar alguma sequelha ou óbito . Tive verme na infancia e agora adulta, mesmo com medicamento parece que não acabam , tenho a maior higiene com comida, roupa, unhas, enfim,
    . Me diga algo a respeito. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso essa calcificação seja derivada de verminose (que não tem a ver com esse texto e sim com "embriões" de outra verminose, doença chamada de neurocisticercose), será uma sequela que você carregará por toda a vida e que precisa de uma avaliação de um neurologista. Medicamentos são usados algumas vezes nessa doença, mas após serem calcificados, a doença estará inativa (o embrião está morto) e não adianta usar medicação. Se não tem sintoma nenhum por causa dessa calcificação, fique tranquilo. Boa parte das pessoas que tem isso são assintomáticas mesmo. Tudo depende do local em que a calcificação ocorre, do tamanho, da quantidade... Mantenha hábitos de vida higiênicos para evitar nova contaminação, mas após ter uma avaliação de um neurologista, que lhe explicará melhor, pode viver sem medo. Se a calcificação já está aí há muito tempo sem gerar problema algum, não deverá ter complicações por causa disso.

      Excluir
  81. Ola a alguns dias to sentindo um bolo na gaganta meu.nariz e orelhas ficam.coçando sera qe e ataque de vermes ? To apavorada mim.ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para dizer que são vermes. Procure um médico. Melhoras.

      Excluir
  82. Olá! Recentemente fiz exame de fezes e deu positivo para ascaris lumbricoides, então a médica passou esse abendazol e vou começar a tomar. Oq eu sinto é nausea , um 'bolo' na garganta e sempre q como algo fico cuspindo sempre. Queria saber se quando eu fizer esse tratamento estes sintomas vão passar. Pq tb quando bebo fico cuspindo e eu gostaria de poder beber sem sentir isso. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a causa desses sintomas for a Ascaridíase, provavelmente desaparecerão. Mas é impossível garantir. Melhoras.

      Excluir
  83. Estou grávida de 10 semana e sinto e axo que e stou com lombriga faz algum mal a meu bb tem risco pra ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está grávida, deve realizar acompanhamento pré-natal com ginecologista. Procure um posto de saúde e marque uma consulta. Logo de início alguns exames serão solicitados e sua situação seja avaliada. Não tem como especular... Cada caso é um caso...

      Excluir
  84. Ola, estava com muita coceira no ânus e decidi procurar um médico. Ele me receitou secnidazol (dose única) e mebendazol (de 12 em 12h, por tres dias e depois repetir após 14 dias). O médico não fez nenhum exame, tomei os remedios, só falta repetir a dose daqui há 12 dias (terminei de tomar o mebendazol faz dois dias). Ainda sinto coceira (menos, mas sinto)... Em qto tempo o remédio faz efeito normalmente, pra parar a coceira? Tenho medo de ser outra coisa (li sobre candidíase), uma vez que o médico não pediu exames.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente ao colher sua história e examiná-la, seu médico não encontrou evidências de candidíase e tenha no mínimo suspeitado de verminose, principalmente Enterobiose (Oxiuríase). Nem sempre exames complementares são necessários. Aguarde a última dose e se o problema persistir, retorne ao médico para avaliar o diagnóstico e o tratamento. Melhoras.

      Excluir
  85. Oiii , eu nunca bebi remedio pra vermes nem quando era criança ...será que eu tenho esses bichos então? to cm medi :‘(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Se não se "contaminou", não tem vermes...

      Excluir
  86. Olha axo que estou cm crise de verme vai fazer uma semana que estou cm um bolo na garganta se mexendo e estou apavorada tem alguem remedio para elas se alcama ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure atendimento médico para que seja consultada e avaliada. Melhoras.

      Excluir
  87. Olá!
    Vc saberia me dizer por que o ascaris as vezes sai com as fezes? Esses dias fui evacuar e saiu uma e ficou pendurada, entao, eu puxei com papel higienico e ela se partiu. No outro dia evacuei normal, prisao de ventre como sempre, e nao notei presença da outra parte do verme, so um pouco de sangue por causa da prisao de ventre acho. Tomei so 1 dose 400mg de albendazol. Será que por eu ter evacuado uma devo ter bastante? Essa dose unica de Albel é suficiente, no meu caso, pra matar os vermes? Obg.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saem nas fezes pois eles ficam dentro do intestino, assim como as fezes... Não dá para saber quantos vermes tem; no caso de infestação apenas por Ascaris (lombriga) essa dose na maioria das vezes é eficaz.

      Excluir
  88. Tomei secnidazol ao meio dia, e as 7 da noite tomei albendazol. Há algum problema em tomar os dois no mesmo dia?
    PS: não pessa para eu procurar um médico, kkk eu sei q é necessário mas pra mim é complicado por conta do trabalho. Se o senhor puder ser o mais claro possível agradeço.
    Só quero saber... Pode ou não pode tomar os dois medicamentos no mesmo dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente tem a questão: você realmente teria indicação de tomar esses dois medicamentos? Além de toda medicação oferecer riscos, pode camuflar um problema maior e pode até, além de não ser eficaz, "gerar uma resistência" do microorganismo à longo prazo. Às vezes quando não é caso de urgência opta por tratar uma coisa de cada vez. Como já tomou, já foi. À princípio, de forma geral, essa tomada única não traz grandes danos...

      Excluir
  89. Boa tarde, Wesley!
    Gostaria de te enviar a foto das fezes do meu bebe de 5 meses. Saiu um negocio diferente, mas o exame de laboratorio deu negative para vermes e lombrigas. No entanto ela so mama no peito, estou muito preocuada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não terei uma capacidade maior do que a do laboratório para identificar um possível parasita nas fezes. Lembrando que há sim possibilidade do exame apontar um "falso negativo". Mas essa questão só pode ser definida pelo pediatra de seu filho. Não sei se faz acompanhamento com pediatra usando convênio médico, particular ou em posto de saúde... De qualquer forma, marque uma consulta para seu filho para que o pediatra dele analise o caso e veja se é necessário algum tipo de tratamento médico. Não posso ajudar ou interferir, ainda mais à distância.

      Excluir
  90. Ola doutor to apavorada, de uns 2 meses para ca tenho sentindo um bolo na garganta, a uns 20 dias atras tomei albendazol pois tava cm mt coçeira n anus, ainda n passou e p piorar rstou cm esse bolo, nunca senti isso antes mais to apavorada, piis qndo deito o bolo piora mais ainda, durmo e acordo cm esse bolo na garganta, to cm mt medo, pensei em procurar um endocrinologista e o medico certo p avaliar oq tenho?sera q esse bolo e verme? Nunca senti isso antes e sempre tomei remedio d verme duas vezes por ano.oq sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja caso específico para endocrinologista. Pode procurar um clínico (geral) e ele analisará o problema. Não tenho como dizer o que é. Pode ser verme? Pode. Assim como pode ser diversas outras coisas, que só faz sentido pensar após uma consulta médica.
      Melhoras

      Excluir

Os comentários serão lidos e, se aprovados, serão postados.

Não serão aceitos:
- Palavrões, xingamentos ou ofensas a qualquer pessoa, grupo ou entidade.
- Citações de nomes de profissionais da saúde.
- Comentários com único intuito de propaganda.
- Não faço diagnóstico e nem indico tratamento por aqui. Não insista, por favor!
- Não peça interpretação de exames complementares, pois isso só é possível ser realizado pelo médico que acompanhou sua história e exame físico.

Obs: Os comentários dos leitores não necessariamente condizem com a opinião deste blog.